Gaudium news > Ritual que da início ao Pontificado foi realizado antes da primeira missa como Papa

Ritual que da início ao Pontificado foi realizado antes da primeira missa como Papa

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 19-03-2013, Gaudium Press) – Diante de milhares de fiéis peregrinos de várias nações, de autoridades civis e eclesiásticas, Chefes de Estado e representantes diplomáticos de mais de uma centena de países reunidos na Praça de São Pedro, foi dado início oficialmente ao ministério petrino do Papa Francisco, nesta terça-feira, 19 de março.

papa.jpg

A Santa Missa foi celebrada diante da Basílica de São Pedro.

Antes da Missa, o Pontífice foi rezar diante do túmulo de São Pedro, incensou o Trophaeum apostólico (onde estão os restos mortais de São Pedro) e, em seguida, participou de uma procissão que seguiu da cripta até o Átrio da Basílica de São Pedro.

No cortejo processional, seguiam à frente diáconos que conduziam o Pálio Pástoral, o Anel de Pescador e o Evangelho.

Chegando o cortejo ao Átrio, foi entoado o canto conhecido como das ‘Laudes regiae’, que faz parte da série de ritos específicos do início de um pontificado.

No altar montado fora da Basílica, na Praça São Pedro, desenvolveu-se o cerimonial previsto: o Cardeal Jean-Louis Tauran, cardeal proto-diácono impôs ao novo Papa a estola marcada com as cruzes do martírio, chamada Pálio; uma oração foi feita pelo Cardeal Godfried Danneels, cardeal proto-presbítero. Ao Cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício, coube entregar ao Pontífice o Anel do Pescador. Em seguida, em nome de todos os membros do Colégio de Cardeais, seis cardeais foram destacados previamente para prestarem obediência ao Sucessor de Pedro.

Após essa cerimônia o Santo Padre celebrou sua primeira missa como Papa. A missa foi concelebrada por todos os cardeais, patriarcas e arcebispos maiores das Igrejas orientais católicas; o secretário do Conclave, Dom Lorenzo Baldisseri. Os sacerdotes Frei José Rodriguez Carballo e Padre Alfonso Nicolás, SJ, que são respectivamente presidente e vice-presidente da União dos Superiores Gerais, também concelebraram a primeira do Papa Francisco. (JS)

Foto Gustavo Kralj/Gaudium Press

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas