Gaudium news > Na Mensagem Pascal, o Papa fala do deserto do coração, quando falta o amor de Deus

Na Mensagem Pascal, o Papa fala do deserto do coração, quando falta o amor de Deus

Cidade do Vaticano (Domingo, 31-03-2013, Gaudium Press) Depois da celebração da Ressurreição do Senhor, na Missa dominical, o Papa Francisco iniciou sua mensagem pascal saudando a todos os que acompanhavam, seja presencialmente ou através dos meios de comunicação: “Queridos irmãos e irmãs de Roma e de todo o mundo: Feliz Páscoa!”. A Praça de São Pedro e a Via della Conciliazione estavam repleetas de peregrinos.

missa_domingo_de_pascoa.jpg
Foto Gustavo Kralj/Gaudium Press

Que significa a Ressurreição de Cristo?, foi sobre o que o Pontífice mais explanou, falando do Balcão da Praça de São Pedro, antes da Benção Urbi et Orbi.

“Nós, como as mulheres discípulas de Jesus que foram ao Sepulcro e o encontraram vazio, podemos perguntar que sentido tem este evento. Que significa que Jesus ressuscitou? Significa que o amor de Deus é mais forte que o mal e a morte mesma, significa que o amor de Deus pode transformar nossas vidas e fazer florescer essas zonas de deserto que existe em nosso coração”.

O reflexo da Ressurreição de Cristo deve dar-se no homem, disse o Papa.

“Queridos irmãos e irmãs, Cristo morreu e ressuscitou uma vez para sempre e por todos, porém o poder da ressurreição, estas passagem da escravidão do mal para a liberdade do bem, eve pôr-se em prática em todos os tempos, nos momentos concretos de nossa vida, em nossa vida cotidiana. Quantos desertos deve atravessar o ser humano também hoje. Sobretudo o deserto que está dentro dele, quando falto o amor de Deus e do próximo, quando não se é consciente de ser o guarda de tudo que o Criador nos dá. Porém a misericórdia de Deus pode fazer florescer até a terra ais árida, pode fazer reviver inclusive ossos secos”.

Depois de assinalar os gigantescos afetos que pode ter a aplicação da ressurreição de Cristo para a vida dos homens, o Papa insistiu junto aos fiéis na acolhida da graça pascal que também nos converte em apóstolos: “Eis aqui, pois, o convite que faço a todos: Acolhamos a graça da Ressurreição de Cristo. Deixemo-nos renovar pela misericórdia de Deus, deixemos que a força de seu amor transforme também nossas vidas, e façamo-nos instrumentos desta misericórdia, canais através dos quais Deus possa regar a terra, guardar toda a criação e fazer florescer a justiça e a paz”.

Depois destas considerações teológico-pastorais, o Pontífice invocou de Deus a paz para os principais conflitos que hoje preocupam o mundo (Oriente Médio, Síria, Mali, Nigéria, República Democrática do Congo, República Centro africana) e teve palavras categóricas contra o tráfico de seres humanos, a escravidão de nossa época.

Bênção Urbi et Orbi

Depois da mensagem pascal o Cardeal Protodiácono Tauran anunciou a concessão da indulgencia plenária pelo motivo da Bênção ‘Urbi et Orbi’, Para a Cidade de Roma e ao mundo: “O Santo Padre Francisco a todos os fiéis presentes e à queles que recebem sua bênção, por meio do rádio, da televisão e das novas tecnologias da comunicação, concede a indulgencia plenária na forma estabelecida pela Igreja”.

Em seguida o Papa concedeu a indulgência e distribuiu sua bênção.

Gaudium Press / S C / JS

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas