Gaudium news > Santo Padre Bento XVI abençoa cordeiros na Festa de Santa Inês

Santo Padre Bento XVI abençoa cordeiros na Festa de Santa Inês

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 21-01-2013, Gaudium Press) Seguindo uma tradição centenária, o Santo Padre Bento XVI abençoou hoje, memória litúrgica de Santa Inês, na capela Urbano VIII, do Palácio Apostólico do Vaticano, dois cordeiros brancos.

Papa abençoa cordeiros na festa de Santa Inês 21 de janeiro de 2013 4.jpg

Os cordeiros, que tem menos de um ano de idade, foram levados ao Papa em cestas pelos Cônegos Regulares de São João de Latrão.

Um dos animais foi enfeitado com flores brancas, símbolo da virgindade de Santa Inês, e outro com flores vermelhas, símbolo do seu martírio.

A lã destes animais será utilizada para a confecção dos pálios, faixa de lã branca com seis cruzes pretas de seda utilizada pelos Arcebispos metropolitanos nas suas igrejas e nas da sua província eclesiástica.

O pálio é uma insígnia litúrgica de ‘honra e jurisdição’ que é imposta aos arcebispos pelo Papa, na solenidade de São Pedro e São Paulo, a 29 de junho.

Agnes significa cordeiro em latim. Santa Agnes ou Inês foi uma mártir do início do século IV , conhecida pela sua virgindade consagrada, e morta quando tinha entre 12 e 13 anos, recusando-se a adorar os deuses pagãos. Ela está enterrada na Basílica que lhe é dedicada, na Via Nomentana, em Roma, para onde são levados os cordeiros após a bênção papal. (EPC)

Com informações da Agência Ecclesia.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas