Gaudium news > “Ars orandi, ars credenti” será o tema dos exercícios espirituais no Vaticano

“Ars orandi, ars credenti” será o tema dos exercícios espirituais no Vaticano

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 22-01-2013, Gaudium Press) O Cardeal Gianfranco Ravasi, presidente do Pontificio Conselho para a Cultura será o primeiro a guiar os exercícios espirituais da Quaresma neste ano para o Papa e a Cúria Romana, no Vaticano. O tema “Ars orandi, ars credendi” foi inspirado no livro dos Salmos.gianfranco_ravasi_cardeal.jpg

Todo ano a Cúria Romana para por uma semana para ouvir os exercícios espirituais. Os cardeais são sempre convidados a falar, mas para cada ano há um orador diferente. Para este ano o escolhido foi Dom Ravasi, o “ministro da cultura” vaticano. “Um percurso sobre a Palavra de Deus, sobre a Bíblia faz este trabalho ser mais sereno”, declarou ontem o purpurado em uma entrevista à Rádio Vaticana, após a escolha do Papa.gianfranco_ravasi.jpg

O Santo Padre na saudação recebida pela Cúria Romana, disse pessoalmente a Dom Ravasi que “está ansioso para ver como o cardeal desenvolverá o percurso, que é bastante longo, contando com 17 etapas”.

Entre as tantas possibilidades, o cardeal decidiu escolher o Saltério porque “é a representação perfeita da face de Deus e da face do homem”.

“Para demonstrar que a revelação de Deus não é um solilóquio solitário de Deus em seu horizonte dourado, mas sim um diálogo no qual existe também uma resposta. E a resposta é, talvez, aquela em que Deus é esperado por nós, pois acrescentou o selo de sua inspiração. Assim, por este motivo, eu diria, escolhi para o Ano da Fé tratar da fé, num livro em que Deus fala da fé e ao mesmo tempo fala ao homem, que reage e responde com sua fé”, explicou o cardeal à Rádio Vaticana. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas