Gaudium news > Santa Sé está atenta aos jovens “nativos digitais”

Santa Sé está atenta aos jovens “nativos digitais”

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 04-02-2013, Gaudium Press) O presidente do Pontifício Conselho para a Cultura (CPC) da Santa Sé, Cardeal Gianfranco Ravasi, em recente reunião ressaltou a importância de compreender os jovens como “nativos digitais” na sua comunicação.gianfranco_ravasi.jpg

Segundo o purpurado há um verdadeiro “salto de geração”, especialmente no âmbito da comunicação. “A sua linguagem [dos jovens] é diferente da minha, e não é só porque usam um décimo do meu vocabulário: os nossos jovens são nativos digitais e a sua comunicação adotou a simplificação do Twitter, a imagem dos sinais gráficos dos celulares, ao diálogo feito através de contatos diretos visíveis, audíveis e por aí vai, substituíram o frio bate-papo virtual através da tela” declarou.

“A lógica informática binária do ‘save’ (salvar) ou ‘delete’ (apagar) regula também a moral, que é apressada: a emoção imediata domina a vontade, a impressão determina a regra, o individualismo pragmático é condicionado apenas por eventuais modas de massa”, prosseguiu o Cardeal, frisando dessa forma como a mudança tecnológica influenciou também a moral e as escolhas dos jovens.

Já Dom Carlos Azevedo, delegado do Pontifício Conselho, ressaltou a importância de atender a fenômenos como o desemprego, a cultura digital e o “alfabeto emotivo” das novas gerações.

O prelado acrescentou que compete À Igreja “abrir uma brecha no pessimismo, no medo do futuro, mesmo que as condições econômicas e o desemprego tendam a piorar nos próximos anos”. (EPC)

Com informações da Canção Nova.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas