Gaudium news > Bento XVI, o Papa de três encíclicas

Bento XVI, o Papa de três encíclicas

Redaçao (Quarta-feira, 13-02-2013, Gaudium Press) “Deus caritas est”, “Spe salvi” e “Caritas in veritate”, são as três encíclicas que o Papa Bento XVI deixará como legado para a Igreja Católica desde que renuncie ao Ministério Petrino no próximo 28 de fevereiro.

adeus_papa_bento_xvi.jpg

Conhecido como um grande teólogo e com uma imensa riqueza intelectual, o Papa Bento XVI deu a conhecer sua primeira encíclica sobre o Amor Cristão durante seu primeiro ano de Pontificado, na solenidade do Natal do Senhor (25 de dezembro de 2005). Neste documento, Sua Santidade recorda que o acontecimento do cristão começa no encontro com Deus: “‘Deus é amor, e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele”, segundo assinala o Papa ao iniciar a encíclica.

A esperança cristã, por seu lado, foi o tema escolhido por Bento XVI para sua segunda encíclica, que foi dada a conhecer durante a festividade do Apóstolo Santo André em 30 de novembro de 2007, quando transcorria o terceiro ano de seu Pontificado. Nesta encíclica o Papa recorda que graças à esperança , os cristãos podem afrontar o presente: “o presente, ainda que seja um presente fatigante, pode-se viver e aceitar se leva para uma meta, se podemos estar seguros desta meta e se esta meta é tão grande que justifique o esforço do caminho”.

Já durante o quinto ano de seu Pontificado, na solenidade de São Pedro e São Paulo do ano 2009, Bento XVI dá a conhecer sua terceira encíclica: “Caritas in veritate”, que fala do desenvolvimento humano integral na caridade e na verdade. Nessa encíclica o Pontífice recorda que o amor “é uma força extraordinária, que move as pessoas a comprometer-se com a valentia e a generosidade no campo da justiça e da paz”.

Em novembro de 2012 o Prefeito da Congregação da Doutrina da Fé, Dom Gerhard Ludwing Müller, anunciou que Santo Padre estaria preparando uma quarta encíclica sobre a fe, a qual seria apresentada proximamente por motivo do Ano da Fé. Depois do anuncio de sua renuncia ao Pontificado, ainda não se sabe se o documento será dado a conhecer antes de 28 de fevereiro, data em que Bento XVI deixará o Ministério Petrino.

Além das encíclicas, desde que foi confiado o Ministério Petrino a Bento XVI em abril de 2005, o Pontífice publicou quatro exortações apostólicas –“Ecclesia in Medio Oriente”, “Africae munus”, “Verbum Domini” y “Sacramentum Caritatis”–, mais de cem cartas apostólicas e também mais de cem constituições apostólicas.(ST)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas