Gaudium news > Uma renúncia "pelo bem da Igreja", diz o Papa na Audiência Geral de hoje

Uma renúncia "pelo bem da Igreja", diz o Papa na Audiência Geral de hoje

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 13/02/2013, Gaudium Press) Nessa quarta-feira, Bento XVI disse, na primeira Audiência Pública após sua renuncia, que decidiu deixar o Papado “pelo bem da Igreja”.

Uma multidão aplaudiu longamente Bento XVI, hoje na Sala Paulo VI, no Vaticano, sobretudo quando o Santo Padre afirmou que renunciou “em plena liberdade pelo bem da Igreja”, depois de ter “rezado muito” e “examinado diante de Deus minha consciência”.

audiencia_geral_do_dia_13_de_fevereiro_de_2013.jpg

Bento XVI disse em seu pronunciamento estar em “profundamente consciente da gravidade de tal gesto”, mas admitiu “não ter já a capacidade de exercer o Ministério Petrino com vigor que o mesmo requer”.

O Sumo Pontífice deixará seu cargo no dia 28 próximo. Segundo informa o porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, entre os dias 15 e 19 de março deverá reunir-se o Conclave que elegerá o sucessor de Bento XVI.

Diante de cerca de 4.000 fiéis reunidos na Sala Paulo VI, no Vaticano, o Santo Padre pediu que “continuem rezando pelo futuro Papa e pela Igreja”.

Benedetto!, Benedetto!

Bento XVI foi recebido com brados de “Benedetto!, Benedetto!”. O Pontífice agradeceu o a entusiasmada acolhida dizendo: “Agradeço a todos pelo seu amor e por suas orações”.

Em seguida ele afirmou que “nestes dias não fáceis, sente quase fisicamente o amor” dos peregrinos diante de uma tomada de atitude de tanta envergadura, e que surpreendeu o mundo e, sobretudo os católicos.

A Audiência Geral de hoje era a 346ª presidida por ele e a penúltima de seu pontificado.

Atividades programadas

O Papa proseguirá suas atividades na tarde, presidindo a missa de Quarta-feira de Cinzas, na basílica de São Pedro em companhia de numerosos cardeais e bispos da Curia Romana. Por horas, o pontífice não anulou nenhum de seus compromissos previstos para fevereiro.

audiencia_geral_do_dia_13_de_fevereiro_de_2013_2.jpg

Na quinta-feira o Papa estará com os sacerdotes de Roma quando fará uma catequese já programada anteriormente.

Foi confirmada a participação de Bento XVI no tradicional Angelus de domingo. Depois dele o Papa Bento XVI fará uma semana de exercícios espirituais que coincidirá com Quaresma.

Está programada para o dia 27 de fevereiro a despedida aos fiéis na Praça de São Pedro. Uma ocasião em que se espera uma presença extraordinária de fiéis e peregrinos. (JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas