Gaudium news > Vaticano intercede por ciganos

Vaticano intercede por ciganos

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 17-04-2013, Gaudium Press) -“Diante das situações de discriminação e de indiferença a que os nômades estão sujeitos, face à precariedade das suas condições de vida e às escassas oportunidades de educação e de trabalho que lhes são oferecidas, é prioritário abater as cidadelas, eliminar as barreiras e extirpar os preconceitos pela raiz”, diz o Cardeal italiano Antonio Maria Veglió.

As palavras do Cardeal Veglió, que é Presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes fazem parte do texto da mensagem aos participantes do último Encontro do Comitê Católico Internacional para os Ciganos (CCIT).
A reunião contou com a presença de 143 participantes de 21 países que se reuniram na cidade de Pinkafeld, leste da Áustria, no último fim de semana.

Para o Presidente do Pontifício Conselho, é necessário que “cada um assuma suas responsabilidades e se comprometa com generosidade em garantir o pleno respeito pela dignidade dos nômades e seus direitos com amor, na justiça, na paz e na solidariedade”.

Durante a realização do encontro, os participantes do CCIT visitaram um monumento erigido para homenagear as vítimas do ‘Porrajmos’, termo da língua romani, utilizado pelos ciganos para designar a tentativa nazista de exterminar os ciganos entre os anos 1939 e 1945, durante a II Guerra Mundial. (JS)

Com informações Radio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas