Gaudium news > Primeira Congregação Geral reuniu 142 Cardeais

Primeira Congregação Geral reuniu 142 Cardeais

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 05-03-2013, Gaudium Press) Na manhã da última segunda-feira, 4, foi realizada a primeira Congregação Geral do Colégio Cardinalício. Esse foi o primeiro passo para a definição da data de início do Conclave.congregacao.jpg

De acordo com o porta-voz da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, essa primeira congregação contou com a presença de 142 Cardeais, sendo 103 eleitores.

A Congregação Geral foi iniciada com a oração do “Veni Sancte Spiritus”. O Cardeal Decano Angelo Sodano tratou sobre o significado do evento. Logo depois, os Cardeais participaram de uma cerimônia de juramento. Dom Tarcísio Bertone, Cardeal Camerlengo, apresentou a proposta, aprovada, de que a primeira meditação da Congregação Geral fosse feita pelo frade capuchinho Padre Raniero Cantalamessa, Pregador da Casa Pontifícia. O Colégio Cardinalício aprovou também uma proposta feita pelo Cardeal Decano de enviar uma mensagem ao Papa emérito.

Durante essa primeira Congregação Geral foram sorteados como assistentes do Camerlengo três Cardeais: Giovanni Battista Re, pela Ordem dos Bispos; Crescezio Sepe, pela Ordem dos Presbíteros; e Franc Rodé, pela Ordem dos Diáconos.

Estes Cardeais auxiliarão o Camerlengo na Congregação Particular durante três dias, após esse período serão sorteados outros três afim de que haja uma rotatividade.

As Congregações Particulares tratam de questões mais práticas, delas só participam os três Cardeais assistentes e o Camerlengo, este último conduz a reunião.

Essa primeira reunião com os Cardeais “foi realizada dentro de uma atmosfera construtiva e de grande serenidade”, precisou o porta-voz da Santa Sé, Padre Lombardi. (EPC)

Com informações da Rádio Vaticano.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas