Gaudium news > Cardeais preparam-se profundamente para participar do Conclave

Cardeais preparam-se profundamente para participar do Conclave

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 06-03-2013, Gaudium Press) O porta-voz da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, declarou que a 4ª Congregação Geral foi iniciada hoje às 9h30 com a oração da Hora Média.

cardeais.jpg

Quatro Cardeais chegaram esta manhã ao Vaticano, são eles: Dom Karl Lehmann (Alemanha), Dom Antonios Naguib (Egito), Dom John Tong Hon (China) e Dom Friedrich Wetter (Alemanha). Dentre estes Cardeais, apenas Dom Wetter não é eleitor. Agora já são 113 Cardeais eleitores no Vaticano, faltam apenas o Cardeal Dom Kazimierz Nycz, de Varsóvia, que chegará a Roma ainda hoje, e o Cardeal vietnamita Dom ean-Baptiste Pham Minh Man , que chegará amanhã, quinta-feira.

De acordo com o Padre Federico Lombardi, na manhã desta quarta-feira, 6, foram feitos 18 pronunciamentos de diferentes partes do mundo. Os discursos seguiram a ordem de pedido da palavra e não por áreas geográficas, competências ou qualquer outro. Durante esses dias 51 Cardeais já se expressaram.

Um dos temas principais abordados nesta manhã, foi sobre a situação da Igreja no mundo de hoje e as exigências da nova evangelização. Além desse tema, os Cardeais trataram também de outros assuntos relacionados à Santa Sé, os dicastérios e a relação com os episcopados. As Congregações tentaram ainda traçar o perfil do futuro Papa, de acordo com as atuais necessidades da Igreja.

“Nesta quinta-feira, realiza-se também na parte da tarde uma congregação, para intensificar o ritmo de trabalho em conjunto”, afirmou o Padre Lombardi.

Sobre a data do Conclave, o porta-voz do Vaticano explicou que há o Colégio Cardinalício pretende se preparar séria e profundamente para a eleição do novo Papa, por este motivo não se apressaram em fazer uma votação sobre a data do Conclave. “Respeitoso e natural é esperar que os Cardeais eleitores estejam presentes na íntegra, como deve ser a partir desta quinta-feira”, concluiu. (EPC)

Com informações da Rádio Vaticano.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas