Gaudium news > Quais devem ser hoje as prioridades de um Pontificado?

Quais devem ser hoje as prioridades de um Pontificado?

prioridades 1.jpg
A Profª Morali assinala que o novo Papa há de guiar a Barca da Igreja
com a possibilidade, e a força mental e espiritual

Roma (Terça-feira, 12-03-2013, Gaudium Press) O anúncio do Evangelho hoje e guiar a Barca da Igreja com a possibilidade, e a força mental e espiritual são algumas das prioridades que devem ter o novo Papa. Isto é o que afirmou a professora Ilaria Morali, membro da Academia Internacional de Ciências Religiosas e Diretora do Departamento de Missiologia da Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, durante uma palestra que deu na Pontifícia Universidade de Santa Cruz, também na capital italiana, na sexta-feira passada, 8 de março.

A professora, que guiou a conferência intitulada “O papel e a função do Papa, também à luz do Concílio Vaticano II”, realizou, durante sua intervenção, uma análise sobre a declaração da renúncia do Pontífice Emérito Bento XVI, assim como alguns dados fundamentais da doutrina do Concílio Vaticano II sobre o Ministério Petrino e o Pontificado hoje, quando a Igreja está para eleger um novo Pontífice.

Morali deu sua opinião sobre qual deve ser a via para guiar a Igreja. De acordo com a professora, é necessário voltar ao Concílio, “não o dos meios de comunicação” – segundo referiu-, “mas o da colegialidade que falta “. A este respeito acrescentou: “Creio que no exercício cotidiano do próprio Ministério Petrino, o Papa pode ter ajuda do Colégio Episcopal,” o que se poderia obter – segundo suas palavras – fortalecendo o Sínodo dos Bispos e melhorando sua Colegialidade.

Uma especial reflexão também ofereceu Morali sobre o papel que têm hoje os meios de comunicação em um Pontificado. A professora opinou que: “a exposição do Papa aos meios de comunicação se converteu para o Papado em uma necessidade”, mas isso, como assegurou, “tem levado à perda da privacidade” do Papa.

prioridade 2.jpg
A Profª Morali assinala que o novo Papa há de guiar a Barca da Igreja
com a possibilidade, e a força mental e espiritual

A conferência de Morali foi realizada por ocasião do Curso sobre Informação Religiosa que a Pontifícia Universidade de Santa Cruz em Roma promove até o próximo 31 de maio. Este programa acadêmico, voltado especialmente para jornalistas, dedicou o mês de março para temas referentes à renúncia do Papa Emérito e do Conclave que começa hoje.

Gaudium Press / Sonia Trujillo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas