Gaudium news > A procissão para a entrada para o Conclave obedece a uma ordenação prévia

A procissão para a entrada para o Conclave obedece a uma ordenação prévia

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 12-03-2013, Gaudium Press) – Quando os Cardeais entram em Conclave tudo já estava previamente ordenado para que a cerimônia tenha o esplendor necessário e reflita a importância e seriedade do que ira transcorrer.

Tudo é feito procurando a perfeição.

missa_conclave_10.jpg
Foto Gustavo Kralj-Gaudium Press

A procissão de entrada dos 115 Cardeais eleitores ocorrida nesta tarde, por exemplo, obedece à ordem de cardinalato à qual cada um pertence.

Primeiro entraram os Cardeais que pertencem à ordem dos diáconos que são aqueles que assumem um dicastério na Cúria Romana. Os Cardeais Diáconos são em número de 30 e entre eles está o Cardeal brasileiro João Braz de Aviz, Prefeito emérito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

Em seguida, como estabelecem as normas do cerimonial, entraram com o cortejo os Cardeais Presbíteros. Cardeal Presbítero é aquele que está à frente de uma diocese, em qualquer parte do mundo. Eles chegam ao número de 81 e, neste Conclave são maioria. Entre os Cardeais Presbíteros estão os brasileiros Cardeal Geraldo Majella Agnelo, Cardeal Cláudio Hummes, Cardeal Raymundo Damasceno Assis e Cardeal Odilo Pedro Scherer.

Em terceiro lugar entra a ordem dos Cardeais bispos. Eles são aqueles que assumiram dioceses suburbicárias em Roma. Neste Conclave eles são apenas 4. Entre eles encontra-se o Decano do Conclave, o mais idoso deles, Cardeal Giovanni Battista Re. (JS)

Com informações Radio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas