Gaudium news > Primeira votação do Conclave deu "fumaça negra"

Primeira votação do Conclave deu "fumaça negra"

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 12-03-2013, Gaudium Press) Por volta das 15h45 (horário de Roma, 11h45 no Brasil) desta terça-feira, 12, os Cardeais eleitores se retiraram da “Domus Santae Marthae”, onde estão hospedados e seguiram para o Palácio Apostólico, onde está ocorrendo o Conclave.

conclave.png

Às 16h30 (horário de Roma, 12h30 no Brasil) foi feita uma procissão da Capela Paulina à Capela Sistina, durante o percurso foi entoada a ladainha de todos os Santos, seguida do tradicional hino ao Espírito Santo “Veni Creator Spiritus”. A invocação foi composta no século IX e é cantada em momentos solenes da liturgia. O decano do Colégio Cardinalício, o Cardeal Giovanni Batista Re, foi quem presidiu a cerimônia.

Os 115 Cardeais eleitores fizeram um juramento através do qual prometeram votar naquele que será o melhor para a Igreja. Um trecho do juramento diz: “Sobretudo, prometemos e juramos observar com a máxima fidelidade e com todos, seja clérigo ou leigo, o segredo sobre tudo aquilo que de alguma forma esteja relacionado à eleição do Sumo Pontífice (…) Não prestarei nenhum apoio ou favor de qualquer que seja a interferência, oposição ou qualquer outra forma de intervenção com a qual autoridades seculares de qualquer ordem ou grau, ou grupo de pessoas que queiram interferir na eleição do Sumo Pontífice”.

Após o juramento feito em grupo, os Cardeais foram individualmente diante dos livros sagrados e disseram: “E eu (nome), Cardeal (nome), prometo, me obrigo e juro”. Logo depois do ato, foi proclamado o “Extra Omnes”, expressão latina que indica que todos, com exceção dos Cardeais eleitores, devem se retirar da Capela Sistina.

Primeiro escrutinio

O mundo inteiro está agora atento ao que acontece na chaminé da Capela Sistina. Fumaça negra ou fumaça branca? Temos ou não um novo Papa?

primeira_fumaca_preta.jpg

às 19: horas de Roma a fumaça evolou pela chaminé pela primeira vez nesse Conclave: desta vez foi negra.
O mundo todo terá que esperar até amanhã por uma nova votação.

Gaudium Press / Saúl Castiblanco / EPC

Com informações da Rádio Vaticano.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas