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Nova tradição natalina na Praça de São Pedro: regiões italianas oferecem presépios

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 13-12-2012, Gaudium Press). A Basilicata, chamada Lucania pelos antigos romanos, é a primeira região italiana a oferecer ao Papa e ao Vaticano um grande presépio para a Praça de São Pedro. Após 30 anos de tradição, iniciada por João Paulo II, o projeto não será realizado pelo Escritório Técnico do Governo do Estado da Cidade do Vaticano, mas sim por um artista local. A iniciativa de convidar uma região nasceu após o pedido da própria região de expor no Braço de Carlos Magno, uma mostra sobre os presépios lucanos. É muito provável que isso se torne uma nova tradição.francesco_artese.jpg

À coletiva de imprensa de apresentação no Vaticano, Dom Giuseppe Sciacca, secretário Geral do Governo do SCV, disse que outra região italiana já se apresentou e que a oferta também está aberta a outros países do mundo.

Os presépios no Vaticano atraem muito interesse em todo o mundo e existem em muitos e vários lugares, como em toda a Itália, onde a tradição nasceu graças a São Francisco. Dois desses presépios são visitados pelo Santo Padre: o presépio da Basílica Vaticana, após a Missa da Noite e aquele maior localizado na Praça de São Pedro, após a Véspera de 31 de dezembro.

O projeto artístico da Basilicata, realizado pelo artista lucano, Francesco Artese, se coloca dentro da tradição vaticana. Representa um presépio que corresponde à imagem da Gruta de Betlemme e do Mistério da Encarnação. Oferece um sentido religioso, sendo sinônimo de humildade e simplicidade do Senhor, e é também a imagem de uma comunidade sóbria e humilde, como tem sido por séculos a Lucânia, disse Vito de Filippo, presidente da região, presente à coletiva de imprensa.

O custo da realização do presépio será de 90 mil euros, financiado em quase 100% pela publicidade local. O custo da montagem será pago pela Governadoria do SCV, que reservou para o projeto a quantia de 180 mil euros.

O presépio de Francesco Artese terá uma dimensão de mais ou menos 150m². O complexo arquitetônico do presépio, realizado inteiramente em poliestireno e coberto de argamassa de cimento em efeito rústico, é apoiado sobre uma estrutura de peças de metal e madeira nas mesmas dimensões da planta de 11 por 13 metros. A base é apoiada no solo com um sistema de plintos de concreto armado, sobre os quais são fixadas torres de alumínio. Assim, a estrutura é erguida do solo em cerca de 90 cm e a uma altura que varia de 6 a 8 metros. Uma segunda estrutura cerca o presépio, fazendo-o entrar em simbiose com a arquitetura da Basílica de São Pedro. A instalação da iluminação foi realizada pelo cenógrafo Mario Carlo Garrambone, com o objetivo específico de valorizar através da luz a obra de Artese, o que foi feito com a utilização de sistemas tecnológicos de âmbito cinematográfico. As imagens, mais de cem peças, têm uma altura variável, dependendo dos planos de perspectiva em que são inseridas: as figuras em primeiro plano estão a uma altura de 32 cm, enquanto aquelas em segundo plano, a 26cm.

Francesco Artese é um artista muito reconhecido. Os seus presépios já foram expostos em várias cidades do mundo, de Nova York, com um presépio de 140m² (1983) a Washington, de Roma a Spoleto, nas mais importantes cidades européias como Munique, Paris, Varsóvia, Dublin, Lubiana, até o grande trabalho no Museu da Natividade em Betlemme (1999).

Em 2009, por ocasião do evento “A Basilicata para São Francisco”, realizou um presépio monumental na Basílica de “Santa Maria degli Angeli”, em Assis; em 2010 expôs sua obra de 60m² na sede da RAI em Roma, na via Teulada e em 2011 realizou em Loreto (também na Itália), um presépio de 40m², tutelado pela Região da Basilicata, que tinha o objetivo de homenagear a Madonna de Loreto, uma referência na devoção mariana na Itália.

No momento a obra mais importante do Maestro Artese encontra-se em Betlemme, no Museu Mundial da Natividade e representa os Sassi de Matera. (AA/JS)

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