Gaudium news > Papa afirma no Angelus: Maria é modelo de Fé

Papa afirma no Angelus: Maria é modelo de Fé

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 07-01-2013, Gaudium Press) “Desculpem-me o atraso. Ordenei quatro novos Bispos na Basílica de São Pedro e a cerimônia durou um pouco mais que o esperado. Mas celebramos hoje, sobretudo, a Epifania do Senhor, a sua manifestação às pessoas, enquanto numerosas Igrejas Orientais, de acordo com o calendário Juliano, festejam o Natal”, assim começou ontem o tradicional encontro com o Santo Padre para o Angelus, que devido à longa cerimônia de ordenação episcopal na Basílica de São Pedro, teve um atraso de 20 minutos. Bento XVI consagrou os bispos: Dom Angelo Vincenzo Zani, novo secretário da Congregação para a Educação Católica. Dom Georg Gaenswein, prefeito da Casa Pontifícia e ainda dois núncios: Dom Fortunatus Nwachukwu e Dom Nicolas Henry Marie Denis Thevenin.

angelus.jpg

Ontem a Igreja católica celebrou a festa da Epifania no Vaticano, trata-se de um dia festivo na Itália. O Papa em sua reflexão concentrou-se na figura da Virgem Maria, de São José e dos Magos do Oriente.

“Maria juntamente com seu esposo, representam a base de Israel, o resíduo preanunciado pelos profetas, dos quais deveria germinar o Messias. Os Magos representam os povos e podemos dizer também, a civilização, as culturas, as religiões que são, por assim dizer, um caminho em direção a Deus, à procura de seu reino de Paz, de justiça, de verdade e liberdade”, explicou o Santo Padre.

Maria, “a filha de Sião” é “um núcleo de Israel, o povo que conhece a fé naquele Deus que se revelou aos Patriarcas e no caminho da história”. Nela, a fé “alcança a sua perfeição.” A sua fé “se torna a antecipação e o modelo da fé da Igreja”.

No final do Angelus, o Papa pediu aos fieis para que rezem pelo ministério dos quatro bispos “para que a luz de Cristo resplandeça no mundo inteiro.”

Simplicidade de Espírito e ânimo

Na saudação em língua espanhola, o Santo Padre convidou os fieis “a buscarem Deus com simplicidade de espírito, sem sucumbir ao desânimo ou à crítica. Ele se revela aos humildes e pobres de espírito e nunca se cansa de bater à porta de nossos corações. Encontrar a Deus é o melhor que pode acontecer a um homem. Abramos então a nossa vida à luz de suas graças e descobriremos a força necessária para edificar uma sociedade cada vez mais reconciliada e unida.”

adoracao_dos_reis_magos.png
Adoração dos Reis Magos – Epifania

Ontem no Angelus na Praça de São Pedro, participaram muitos fieis. Na Itália a Epifania é uma festa muito importante e celebrada e marca o final das férias escolares. A festa também é denominada “A Befana” e faz referências às tradições pagãs. Por isso, pela 23º vez, a Associação das Famílias Livres da Europa promoveu um desfile histórico-folclórico intitulado “VIVA LA BEFANA”, com o objetivo de reafirmar e conservar os valores da Epifania. Simbolicamente os três Reis Magos chegam à Casa Pontifícia com presentes para as famílias: três cálices de prata feitas mão. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas