Gaudium news > Papa recebe em audiência Corpo da Gendarmeria Vaticana

Papa recebe em audiência Corpo da Gendarmeria Vaticana

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 14-01-2013, Gaudium Press). Para expressar sua estima, encorajamento e, sobretudo seu profundo reconhecimento pelo trabalho “discreto, competente, eficaz e não sem sacrifício”, o Papa Bento XVI recebeu na sexta- feira passada em audiência privada os membros do Corpo da Gendarmeria Vaticana e dos Bombeiros.

Papa_recebe_gendarmaria_do_vaticano_12_de_janeiro_de_2013.jpg

“O Papa quis conceder esta audiência para manifestar à Guarda Vaticana seu encorajamento e a sua gratidão após um período em que particularmente houve muitos desafios”. O motivo para a audiência especial pode ser lido no boletim da Sala de Imprensa do Vaticano.

Bento XVI afirmou o empenho do Corpo da Gendarmeria vaticana, que juntamente com o Corpo da Guarda Suíça Pontifícia, são responsáveis pela segurança pessoal do Papa e também pela vigilância do território do Estado da Cidade do Vaticano. Estavam presentes todos os membros da equipe que conta com cerca de 200 pessoas e o Papa os encorajou com as seguintes palavras: “Em cada peregrino ou visitante vocês devem enxergar o rosto de um irmão que Deus coloca em sua estrada, portanto os recebam com gentileza e os ajudem, sentindo-os com parte da grande família humana.”

O Papa desejou que o próprio trabalho da Gendarmeria vaticana possa ser desenvolvido “num contexto de serenidade e harmonia”, que os membros “favoreçam sempre mais as relações de confiança e que possam apoiar e encorajar a todos”, sobretudo nos “momentos difíceis”.gendarmeria_vaticana.jpg

Ao final do discurso, o Santo Padre desejou que o Ano da Fé “seja um período privilegiado para a descoberta da grande alegria que existe na crença e na comunicação ao próximo sobre o encontro de salvação e liberdade com Deus, que ilumina os desejos mais profundos do homem, sua inspiração pela paz, fraternidade e amor.”

A Gendarmeria Vaticana

A origem do Corpo da Gendarmeria vaticana remonta ao ano de 1816, durante o pontificado do Papa Pio VII, que fundou o Corpo da Polícia Pontifícia. Após a dissolução dos Corpos Militares vaticanos pelo Papa Paolo VI em 1970, a Gendarmeria se transformou em “Escritório Central de Vigilância”, seu nome mudou em 1991 para Corpo de Vigilância do Estado da Cidade do Vaticano e em 2002 recebeu o nome atual, “Corpo da Gendarmeria do Estado da Cidade do Vaticano”.

A Gendarmeria desenvolve trabalhos institucionais de polícia, de vigilância da fronteira, assim como de polícia judiciária e tributária. A prisão de Paolo Gabriele, auxiliar do Papa Bento XVI foi noticiada no mundo inteiro. Entre as atribuições mais conhecidas da Gendarmeria, está a proteção e a defesa pessoal do Santo Padre, que realiza muitas viagens internacionais e também dentro da Itália. (AA/JS)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas