Gaudium news > Papa Francisco convida jovens a apostarem nos grandes ideais

Papa Francisco convida jovens a apostarem nos grandes ideais

Plaza de San Pedro.jpg
Sonia Trujillo

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 30-04-2013, Gaudium Press) Três foram os pensamentos propostos para a reflexão neste último domingo, 28, pelo Papa Francisco durante a homilia da celebração eucarística que presidiu na Praça de São Pedro: a novidade de Deus, as tribulações da vida e a firmeza no Senhor.

Durante a Missa, o Sacramento da Confirmação foi ministrado pelo Santo Padre aos jovens representantes de diversos países do mundo como parte da Jornada dos Jovens Confirmados, organizada pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, acontecimento que ocorreu no último final de semana.

Um pouco antes das 10h da manhã, Dom Rino Fisichella, Presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, saudou ao Santo Padre e apresentou os jovens que receberiam o sacramento da Confirmação. Estavam presentes um total de 44 jovens procedentes dos 5 continentes. Pela América Latina haviam representações da Argentina, Brasil e Colômbia.

Durante a homilia, Francisco, ao reflexionar sobre três pensamentos, disse aos jovens que “a novidade de Deus não se assemelha as novidades mundanas”, posto que “a novidade que Deus oferece a nossa vida é definitiva, não só no futuro, quando estaremos com Ele, mas também hoje”.

“Abramos a porta, deixemos que Ele nos guie, deixemos que a ação contínua de Deus nos faça homens e mulheres novos, animados pelo amor de Deus, que o Espírito Santo nos dá.”

Papa Francisco homilia.JPG
Sonia Trujillo

Em sua segunda reflexão, referindo-se às tribulações da vida, o Pontífice disse: “O caminho da Igreja, também nosso caminho pessoal, não é sempre fácil, encontramos dificuldades, tribulações (…) Mas as dificuldades, as tribulações, fazem parte do caminho para chegar à glória de Deus, como para Jesus, que foi glorificado na Cruz; as encontraremos sempre na vida. Não nos desanimemos: tenhamos a força do Espírito para vencer nossas tribulações”.

Em seu último ponto de reflexão, o Papa exortou especialmente aos confirmados a permanecer estáveis no caminho da Fé com uma firme esperança no Senho. “Aqui está o segredo de nosso caminho. Ele nos dá o valor para caminhar contra a correnteza. Escutem bem jovens: ir contra corrente. Isto faz bem ao coração, mas falta valor para ir contra a correnteza”, continuou.

Finalmente, lhes convidou a seguir os grandes ideais: “Apostem nos grandes ideais, nas coisas grandes, nós os cristãos não fomos eleitos pelo Senhor para as coisas pequenas, ide sempre mais além, até as coisas grandes, jovens, joguem-se na vida pelos grandes ideais!”.

Após sua homilia seguiu-se a Liturgia da Confirmação, na qual os jovens e fiéis presentes renovaram suas promessas batismais e o Papa impôs suas mãos sobre os confirmados.

Já ao finalizar a Missa, o Pontífice lhes encomendou à proteção de Nossa Senhora, explicando-lhes que “ela nos ensina o que é viver no Espírito Santo” e que “cada cristão é chamado a levar consigo a Jesus, como Maria o fez”.

Mais adiante também saudou aos milhares de peregrinos presentes na Praça de São Pedro e manifestou sua proximidade com as famílias das vítimas do desastre em uma fábrica em Bangladesh.

Imposisión Manos.JPG
Sonia Trujillo

Ao concluir sua saudação, rezou junto com os fiéis o Regina Coeli.

Gaudium Press / Sonia Trujillo

Traduzido por Emílio Portugal Coutinho.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas