Gaudium news > Domingo, 12 de maio, Papa Francisco declara 802 novos Santos

Domingo, 12 de maio, Papa Francisco declara 802 novos Santos

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 10-05-2013, Gaudium Press) No próximo domingo, dia 12 de maio, o Papa Francisco deverá ter mais motivos para entrar para a história da Igreja. E não será apenas pelo fato de realizar suas primeiras canonizações: em um só dia, em um só ato, ultrapassará o número de santos canonizados por seus predecessores.

praca_sao_pedro_canonizacao.jpg

O Santo Padre Francisco elevará à gloria dos altares, de uma só vez, 802 novos santos.

Entre os que serão canonizados estarão os 800 mártires italianos da cidade de Otranto. Em 1480, soldados muçulmanos de origem otomana, mataram todos os habitantes desta cidade italiana porque eles se negaram renunciar a Fé Católica e aceitar o islamismo.

Eles foram beatificados pelo Papa Clemente XIV, em 1771. Passados 240 anos estes mártires serão canonizados: para toda a Igreja, eles tornam-se exemplo de fidelidade à Fé.

Desta forma, numericamente falando, o Papa Francisco estará ultrapassando, os 482 santos canonizados por João Paulo II. Além disso, a cerimônia será também histórica pelo fato de que no dia 12 será canonizada a primeira santa de origem colombiana: Madre Laura Montoya.

Ela nasceu em 1874, morreu em 1949, tendo fundado uma congregação religiosa para trabalhar na educação dos indígenas das zonas mais pobres da Colômbia. Seu processo de canonização teve início em 1963 e ela foi beatificada pelo Papa Paulo II, em 2004.

Ainda nesse domingo, será declarada Santa a mexicana Madre Guadalupe García Zabala, conhecida como Madre Lupita. Ela será a segunda santa mexicana a ser canonizada.

Madre Lupita nasceu em 1878 e morreu em 1963. Ela foi a fundadora da congregação das Servas de Santa Margarida Maria, dedicada a cuidar dos enfermos e necessitados.

Nesta que será a primeira canonização realizada pelo Papa Francisco haverá, portanto, um total de 802 novos santos. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas