Gaudium news > O Papa ensina: Ser padre, ser bispo, é ser para os outros

O Papa ensina: Ser padre, ser bispo, é ser para os outros

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 15-05-2013, Gaudium Press) – Hoje, jornalistas da Rádio Vaticano tiveram a oportunidade de participar da Missa celebrada pelo Papa.

Como se sabe, diariamente o Santo Padre celebra umpapa_francisco.JPGa missa na Capela da Casa Anta Marta, no Vaticano. E esse ato tem se transformado em uma ocasião para o Papa dirigir-se aos presentes durante a homilia, aconselhando, ensinado exortando os presentes que ali representam todos os católicos.

Hoje o Papa Francisco, comentou a leituras do dia. Falou muito especialmente a respeito da missão do bispo e do padre. E tratou também do carinho que deve existir no relacionamento entre eles e a Comunidade dos fiéis.

O Pontífice afirmou que ser padre, ser pastor é ser para os outros, estar a serviço dos outros.

Ninguém, afirmou o Papa, é ordenado sacerdote para si mesmo, mas para o Povo de Deus. Para ele o bispo e o padre devem ser pastores e não lobos, que não poupam o rebanho.

O bispo e o sacerdote, disse, podem ser lobos de dois modos, comendo a carne do rebanho ou usando a lã.

E o Papa explicou esse pensamento de Santo Agostinho: “comer a carne” é aproveitar-se dos recursos do rebanho, favorecer-se com os recursos do Povo de Deus. “Usar a lã” é ser vaidoso.

Nos dois casos o bispo e o padre não servem, desejam ser servidos. Não são sacerdotes para o povo, mas para eles mesmos.

O Santo Padre repetiu o conselho da necessidade de o relacionamento entre os pastores e o povo de Deus ser de bem querença. E recomendou que o reze sempre por seus pastores.(JSG)

Com informações Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas