Gaudium news > Primeira visita pastoral do Papa em sua Diocese foi a uma paróquia de um bairro de periferia

Primeira visita pastoral do Papa em sua Diocese foi a uma paróquia de um bairro de periferia

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 27-05-2013, Gaudium Press) – O Papa é bispo da Cidade de Roma. Como tal ele realizou no domingo sua primeira visita pastoral a uma comunidade de sua Diocese.

papa_francisco_2.jpg

A paróquia escolhida foi aquela dedicada aos Santos Isabel e Zacarias que está na Prima Porta, na zona norte de Roma, com uma população de cerca de 15 mil habitantes.

Um longo aplauso, sinos que tocavam em festa, um coral bem afinado, cânticos e vivas foram os ingredientes para receber o Pontífice.

Foi uma recepção calorosa.

A missa papal foi ao ar livre, houve 16 neo-comungantes que receberam a Santa Comunhão das mão do Papa. Antes da missa ele saudou os doentes em cadeiras de rodas e as famílias dos recém-batizados.

A missa foi concelebrada pelo Cardeal-vigário de Roma, Agostino Vallini, e pelo bispo auxiliar para a zona norte, Dom Guerino di Tora.

Na homilia, o Santo Padre fez perguntas para as crianças. Ele comentou o Evangelho no trecho que narra a visita de Maria a Isabel, explicando Trindade:

“Maria foi depressa porque tinha vontade de ajudar. Ele não foi lá para se gabar, para dizer “eu sou a mãe de Deus”; ela foi para ajudar Isabel, como nossas mães, que correm quando precisamos delas. Isto dá segurança, a certeza de termos uma mãe ao nosso lado. Nossa Senhora que corre sempre nos faz entender Deus”.

Depois desta passagem o Papa Francisco fez outras perguntas às crianças: quem são Deus, Jesus e o Espírito Santo. Ele queria explicar a Trindade, resumindo didaticamente: “O Pai cria, Jesus nos salva, o Espírito Santo nos ama. Esta é a vida cristã: falar com o Pai, com o Filho e com o Espírito Santo.

O Papa Francisco fez uma pergunta que definiu ‘difícil’: “O que Jesus faz ao caminhar conosco?. Primeiro, nos ajuda – respondeu. Jesus nos orienta, nos ensina a seguir, nos dá a força para caminhar, nos sustenta nas dificuldades e até nas tarefas do colégio… Mas como? Na comunhão nos dá força, vem ao nosso encontro. O que é a comunhão? É pão, mas não é pão, é o corpo de Jesus, que vem ao nosso coração.

“Vamos pensar nisso e pedir a Maria – concluiu – que nos ensine bem como é Deus, como é o Pai, como é o Filho e o Espírito Santo”.

Após a missa o Papa encontrou tempo para falar com as crianças da Primeira Comunhão que o circundaram e conversou com elas. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas