Gaudium news > "A Igreja é uma família na qual se ama e se é amado", diz o Papa na Audiência Geral

"A Igreja é uma família na qual se ama e se é amado", diz o Papa na Audiência Geral

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 29-05-2013, Gaudium Press) -Diante de cerca de 90.000 peregrinos que, apesar da forte garoa que caia, lotaram a Praça São Pedro, o Papa Francisco iniciou um novo ciclo de catequese com base nos ensinamentos do Concílio Vaticano II sobre a Igreja.

papa_francisco.jpg
FOTO: Gustavo Kralj – Gaudium Press

O Papa respondeu àqueles que dizem que “creem em Deus, porém não na Igreja” ou que dizem que “creem em Deus, mas não nos sacerdotes”.

Apesar das misérias e dos pecados dos homens, disse o Santo Padre, é “a Igreja que aproxima de Cristo” e constitui a “grande família de filhos de Deus”.

Disse o Papa Francisco: Desejo iniciar hoje uma série de catequeses com expressões do Concílio Vaticano II sobre o mistério da Igreja. A primeira é: “A Igreja como família de Deus”.

O projeto de Deus para a humanidade se apresenta muito bem na parábola do filho pródigo, ou melhor, do Pai misericordioso: Constituir uma única família na qual todos se sintam próximos e amados por Ele.

É aqui onde a Igreja encontra sua raiz.

Na História da Salvação, Deus chama Abraão para ser pai de uma multidão; escolhe Israel para estabelecer uma Aliança; e na plenitude do tempo envia seu Filho que reúne uma pequena comunidade que, ao ouvir sua palavra, segue seu caminho e se constitui em família.

A Igreja nasce do gesto supremo de amor de Jesus na Cruz e se manifesta quando o Espírito Santo preenche o coração dos Apóstolo e os impulsiona a anunciar o Evangelho, difundindo o amor.

Pergunte-se, estimulou o Papa ao final de suas palavras: Amas a Igreja? Rezas por ela? Sentes parte como parte desta família? Que fazes para que todos se sintam ouvidos e compreendidos? (JSG)

Com informações Rome Reports

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas