Gaudium news > Meio século da morte de João XXIII

Meio século da morte de João XXIII

Roma – (Segunda-feira, 03-06-2013, Gaudium Press) – Há 50 anos morria Ângelo Giuseppe Roncalli, Papa João XXIII. Ele nasceu em 1881, em Sotto il Monte, na província de Bérgamo, no norte da Itália.

joao_xxiii.jpg

Com 22 anos ordenou-se sacerdote e no ano seguinte, 1905, foi nomeado secretário do bispo de sua diocese.

Em 1921 Bento XV levou-o para trabalhar no Vaticano e, quatro anos depois, foi enviado por Pio XI para a Bulgária como delegado apostólico. Foi núncio em Istambul, Atenas e Paris.

O Papa Pio XII o criou Cardeal Patriarca de Veneza e lá ficou até 1958 quando morreu o Papa e ele foi eleito pontífice. Estava com a idade de 77 anos.

Durante os 5 anos de seu pontificado criou pela primeira vez cardeais de pa[ises como a Venezuela, Tanzânia, Japão, e México.

Foi o Papa que excomungou Fidel Castro, em 1962.

Escreveu 8 encíclicas e, em 11 de outubro de 1962, iniciou o Concilio Vaticano II.

São Palavras de João XXII: “Queridos filhos, ouço vossas vozes. Aqui está todo o mundo representado. Parece que até a lua teve pressa de sair nesta noite”.

Seu sucessor foi Paulo VI que iniciou o processo de beatificação. 37 anos depois, de sua morte, João Paulo II, o beatificou no ano 2000.

Ele é lembrado a cada ano pela Igreja Católica no dia 11 de outubro, dia em que ele abriu o Concílio Vaticano II, a mais importante de suas obras e que não viu concluída. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas