Gaudium news > Padre Vismara, missionário da Santíssima, um impulso para a Nova Evangelização

Padre Vismara, missionário da Santíssima, um impulso para a Nova Evangelização

Milão, Itália (Quarta-feira, 10-07-2013, Gaudium Press) O Padre Clemente Vismara (1897-1988), beatificado em 26 de junho de 2011, em Piazza Duomo, em Milão, tem uma história de Fé que continua evangelizando: atrai fiéis para orações, imitando-o, motiva vocações e concebe graças aos cristãos. É um impulso para a Nova Evangelização. padre_clemente_vismara.jpg

Após sua morte na Birmânia com 91 anos de idade, em 15 de junho de 1988, 65 dos quais passou como um missionário, um grande movimento popular de oração e pedidos de graças começou em sua diocese de Kengtung e na sua cidade natal, Agrate Brianza na Itália, porque muitos consideravam o Padre Vismara um santo.

O grupo “Amigos do Padre Clemente Vismara” foi criado em 1995, e publicou um boletim trimestral para disseminar histórias sobre o Servo de Deus, com devoção, orações e graças recebidas. Uma biografia, coleção de suas cartas, artigos, imagens sagradas e material devocional também foi publicada. Missas foram celebradas e orações foram feitas nas intenções de sua beatificação. Foram tomadas medidas para aumentar a conscientização sobre o missionário nas paróquias, escolas, centros culturais, não só na Lombardia, mas também em outras partes da Itália, como no sul (Benevento, Catania, Calábria, Puglia, Sicília e Campania).

Em Outubro de 1996, a pedido do Bispo de Kengtung Dom Abraão, o Cardeal Carlo Maria Martini criou um tribunal diocesano em Agrate Brianza presidida por Dom Ennio Apeciti, que começou a interrogar as pessoas que tinham sido testemunhas da vida do Padre Clemente na Birmânia, Tailândia, Itália e Brasil. Em 2001, a Congregação para as Causas dos Santos publicou a sua ‘Positio’ com a documentação mais importante recolhida pela postulação e pelo tribunal canônico.

Em 15 de março de 2008, o Papa Bento XVI assinou um decreto sobre as virtudes heróicas do Servo de Deus, tornando-o um Venerável. Após a aprovação de um dos seis “milagres”, Clemente Vismara foi proclamado Bem-aventurado da Igreja em 26 de junho de 2011.

O fato mais importante, porém, é que a devoção à Santíssima Virgem do missionário tornou-se cada vez mais conhecida. Na Birmânia resultou em muitas conversões. Na Itália e no mundo cristão, a presidente dos “Amigos do Clemente Vismara,” Rita Gervasoni, escreveu dizendo: “Recebemos, em média, uma dezena de pedidos por dia de fotos, DVDs, livros, histórias em quadrinhos e até mesmo relíquias do Beato Clemente, especialmente do Brasil, Filipinas, México, Polônia e, claro, Itália.

Tudo isso é a Nova Evangelização. Cada Beato tem o seu próprio carisma e Clemente tinha um carisma realmente excepcional. Se a causa não tivesse começado, ele já estaria muito longe e esquecido agora. Em vez disso, ele é um Beato, que continua a difundir o Evangelho, as orações inspiradoras, a imitação, vocações, e graças recebidas. Como um ideal, ele representa, especialmente nas suas cartas de aventura e poética que queimam de amor por Jesus, pelos órfãos e pelos pobres, um São Francisco Xavier dos tempos modernos. O oratório de Agrate é dedicado ao Beato Clemente, como é o oratório da Torre de’Busi (em Lecco, região da Itália), sede própria da ‘Radio Clementina’ da paróquia local. Em 29 de junho, o Cardeal Angelo Scola, arcebispo de Milão, em um discurso na cidade de Agrate para o centenário das Irmãs Servas de Jesus Cristo, disse entre outras coisas, que “A figura do padre Clemente será sempre cada vez mais viva e brilhante na Igreja, tenho certeza”. (RMDC)

Com informações de AsiaNews

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas