Gaudium news > Brasil: Papa terá agenda cheia e muito trabalho

Brasil: Papa terá agenda cheia e muito trabalho

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 16-07-2013, Gaudium Press) – A primeira viagem internacional do Papa Francisco será realizada no Brasil e traz a marca de seu modo pessoal de ser.

papa_francisco.jpg

O Papa pediu que fosse incluída em seu programa a visita a um Santuário da Virgem Maria e encontros com enfermos e necessitados. Isto trará uma agenda repleta, com cenas muito diferentes e, certamente, inesquecíveis.

O avião papal sairá do aeroporta de Fiumicino, em Roma às 8:45 h de 22 de julho. Depois de 12 horas de voo, chegará ao Rio de Janeiro por volta das 16 horas.

A cerimônia de boas vindas não será no aeroporto. Ela transcorrerá no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado do Rio. Em seguida o Papa descansará na residencia do Arcebispo do Rio de Janeiro e não terá nenhum encontro público neste seu primeiro dia de Brasil.

Na quarta-feira viajará 200 quilômetros em um helicóptero até o Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil. Em Aparecida, celebrará uma Missa para milhares de fiéis defronte à Basílica e almoçará com jovens seminaristas. Regressando ao Rio, no mesmo dia, visitará o Hospital São Francisco de Assis, que atende doentes portadores de HIV.

Na quinta-feira, 25 de julho, receberá as chaves de ouro da Cidade do Rio e abençoará as bandeiras olímpicas. Visitará a favela de Manguinhos, onde vivem cerca de 50.000 pessoas. As 18 horas terá seu primeiro grande encontro com os jovens peregrinos, na Praia de Copacabana.

Na sexta-feira, dia 26, o Papa atenderá em confissão alguns jovens em um parque da cidade e, em seguida, visitará outros jovens que cumprem pena em uma penitenciária. No início da noite participará de uma Via Sacra pelas ruas do Rio de Janeiro, quando rezará pelos problemas que enfrentam os jovens de todo o mundo.

No dia 27 de julho, um sábado, o Papa Francisco vai encontrar-se com políticos e empresários no Teatro Municipal do Rio e, na noite deste mesmo dia, acontecerá a esperada vigília de oração da qual espera-se que participem, pelo menos, um milhão de jovens.

No domingo será o encerramento da JMJ. Haverá uma Missa a céu aberto. Na ocasião será anunciada a cidade escolhida para sede da próxima Jornada Mundial da Juventude.

Ainda antes de regressar a Roma, o Santo Padre reúne-se com representantes dos bispos de América Latina, o Continente da Esperança.

Depois de 12 horas de voo, o Papa chega novamente a Roma. Seu avião aterriza em Fiumicino, na segunda-feira, dia 29, às 11:30 h da manhã.

É previsível que, após agenda tão intensa, o Papa Francisco e seus acompanhantes levem alguns dias para se recuperarem. E para isso, alguns dias de férias seram muito oportunos. (JSG)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas