Gaudium news > Restauração do afresco de “Madonna della Colonna” é concluída

Restauração do afresco de “Madonna della Colonna” é concluída

Roma – Itália (Segunda-feira, 19-08-2013, Gaudium Press) Segundo informações do L’Osservatore Romano, o processo de restauração do afresco da “Madonna della Colonna”, conhecido também como “Mater Ecclesiae” (Mãe da Igreja), foi concluído.

O trabalho foi realizado por Lorenza D’Alessandro e Giorgio Capriotti, pertencentes à Fábrica de São Pedro. Além disso, o Madonna della Colonna.jpgapoio da Ordem dos Cavaleiros de Colombo, organização caritativa de homens católicos dedicados aos mais pobres, também foi fundamental para a restauração do afresco.

Antes, foram realizadas numerosas investigações científicas, análises de laboratório e tomadas fotográficas para descobrir novas partes do desenho da “Mater Ecclesiae”, que encontravam-se invisíveis, entre elas, os pés e a mão esquerda do menino Jesus, uma estrela dourada e parte do rosto da Virgem Santíssima.

Afresco de “Madonna della Colonna”

O afresco é datado do início do século XV e estava situado na nave central do antigo templo de São Pedro, anterior à construção da atual Basílica de São Pedro, sobre a terceira coluna da esquerda chamada de “Colonna”, feita de mármore, próxima ao tabernáculo do Santíssimo Sacramento.

Diante daquele altar durante o mês de setembro de 1605, houve a queda de um pedaço de mármore da coluna, mas graças à intercessão da Virgem Maria, muitas pessoas que passagem pelo local acabaram saindo milagrosamente ilesas. Na ocasião, o Cardeal Arcipestre Giovanni Evangelista Pallotta reconheceu o milagre.

No dia 21 de Novembro de 1964, durante a conclusão da terceira sessão do Concílio Ecumênico Vaticano II, o Papa Paulo VI proclamou solenemente a Virgem Maria como a “Mãe da Igreja”, “Mater Ecclesiae”, cuja inscrição se acrescentou em 1970 sobre a Imagem da Madonna.

Em 1981, o Beato João Paulo II colocou no exterior da Basílica um mosaico da Virgem, inspirado no antigo e venerado afresco da “Madonna della Colonna.” (LMI)

Com informações ACI

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas