Gaudium news > Santo Padre Francisco nomeia novo Secretário de Estado

Santo Padre Francisco nomeia novo Secretário de Estado

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 02-09-2013, Gaudium Press) O Papa Francisco aceitou a renúncia do Cardeal Tarcísio Bertone, de 78 anos de idade, ao cargo de Secretário de Estado, de acordo com o cânone 354 do Código de Direito Canônico. Segundo dispôs o Santo Padre, o Cardeal permanecerá nesta função até o dia 15 de outubro de 2013, dia em que será sucedido por Dom Pietro Parolin, atual Núncio Apostólico na Venezuela e ex-subsecretário da Seção para as Relações com os Estados de 2002 a 2009.

dom_pietro_parolin.jpg

Dom Pietro Parolin, servirá a Igreja como
Secretário de Estado a partir do
próximo dia 15 de outubro

O anúncio foi feito durante uma audiência especial do dia 31 de agosto concedida ao próprio Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de Estado, ao Cardeal Leonardo Sandri, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais, a Dom Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados, a Dom Peter B. Wells, Assessor para os Assuntos Gerais, a Dom Antoine Camilleri, Subsecretário para as Relações com os Estados e a Dom Alberto Ortega Martin, Oficial da Secretaria de Estado para as Relações com os Estados.

O Santo Padre ratificou em seus cargos a Dom Giovanni Angelo Becciu, Substituto para os Assuntos Gerais; Dom Dominique Mamberti, Secretário para as Relações com os Estados; Dom Georg Gänswein, Prefeito da Prefeitura da Casa Pontifícia; Dom Peter Wells, Assessor para os Assuntos Gerais e a Dom Antoine Camilleri, Subsecretário para as Relações com os Estados.

O trabalho que espera a Dom Pietro Parolin

O trabalho atual do Secretário de Estado é o de ser o colaborador mais próximo do Santo Padre, coordenar o trabalho de toda a Cúria Romana, supervisar o trabalho do Serviço de Imprensa, coordenar a preparação e publicação de documentos pontifícios e o trabalho dos Núncios Apostólicos em todos os países tanto em sua relação com os estados como com as comunidades locais.

O perfil de Dom Parolin, de grande experiência na diplomacia da Santa Sé e quem teve que enfrentar as difíceis relações com o Vietnã e a China durante seu serviço como Subsecretário, permite supor uma vontade do Santo Padre de imprimir uma maior ênfase do Dicastério nesta função. Espera-se que Dom Parolin seja criado Cardeal dentro de pouco tempo.

Dom Pietro Parolin é oriundo de Schiavoni (Itália), tem 58 anos, fala de maneira fluente ao menos quatro idiomas, foi ordenado sacerdote aos 25 anos de idade. Trabalhou nas nunciaturas do México e Nigéria antes de ser nomeado Subsecretário da Seção para as Relações com os Estados em 2002. O Papa Bento XVI o enviou como Núncio Apostólico para a Venezuela em 2009. (GPE/EPC)

Com informações da Rádio Vaticano.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas