Gaudium news > A Igreja nos gera como filhos de Deus, relembra o Papa na Audiência Geral

A Igreja nos gera como filhos de Deus, relembra o Papa na Audiência Geral

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 11-09-2013, Gaudium Press) – O Papa Francisco voltou a tratar do assunto da Igreja no Ano da Fé. Nesta quarta-feira, diante de milhares de fiéis reunidos na Praça São Pedro, este foi o tema da catequese do Pontífice durante a Audiência Geral.

papa_francisco.jpg
Foto Gustavo Kralj-Gaudium Press

Com sua didática característica, o Papa perguntou a seus ouvintes: O que faz uma mãe?

E ele mesmo respondeu que, em primeiro lugar, uma mãe gera a vida e, assim também, é a Igreja que, pelo sacramento do batismo, nos gera como filhos de Deus.

A Igreja nos gera como filhos de Deus, nos gera da Fé. Mas, lembrou o Papa, não nos tornamos cristãos com nossas próprias forças, sozinhos. Ser cristão é um dom de Deus que nos é dado na Igreja e através da Igreja. O vínculo filial que temos com a Igreja é uma realidade vital: nos dá a vida. E, ter este vínculo vital com a Igreja não é como a uma organização civil, um partido político, uma organização leiga.

Quantos aqui se lembram do dia do seu Batismo? Foi a pergunta “provocativa” e estimulante que o Pontífice fez para a multidão. E, mais uma vez, ele lembrou que esta era uma data importante para lembrarmos, pois, foi o dia em que a Igreja nos gerou. Por isso mesmo, o Santo Padre deu uma “tarefa de casa” para os fiéis hoje la reunidos e também, com repercussão, para os católicos de um modo geral: procurar saber a data do Batismo de cada um.

Além de nos gerar, a Igreja, como mãe que é, também nutre os seus filhos, educa seus filhos e também os corrige.
Ela é “uma boa mãe (que) ajuda os filhos a saírem de si mesmo, a não permanecerem comodamente sob as asas maternas, como uma ninhada de pintinhos sob as asas da galinha.”

Como boa mãe, a Igreja faz conosco o que a boa mãe faz: acompanha o nosso crescimento, transmitindo a Palavra de Deus e administrando os sacramentos. Nos nutre com a Eucaristia, nos oferece o perdão de Deus, nos ampara no momento da doença.

O Papa mostrou que é importante lembrar que a Igreja forma os cristãos, porém ela também é formada por eles: “Ela não é diferente de nós mesmos, mas é vista como a totalidade dos fiéis: eu, você, nós somos parte da Igreja. Às vezes, ouço: acredito em Deus, mas não na Igreja. A Igreja não são os padres. Isso é uma contradição, pois dizer que não acredito na Igreja, significa que não acredito em mim mesmo, porque todos somos Igreja e todos somos iguais aos olhos de Deus.”

O Papa Francisco encerrou sua catequese mostrando que todos temos o chamado, a vocação de colaborar para que outros nasçam na Fé, anunciando a boa nova do Evangelho, para que a luz de Cristo alcance os mais extremos confins da terra. (JSG)

Com informações Rádio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas