Gaudium news > Papa Francisco envia carta pela Beatificação do “Sacerdote Brochero”

Papa Francisco envia carta pela Beatificação do “Sacerdote Brochero”

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 16-09-2013, Gaudium Press) O Papa Francisco enviou uma carta ao Arcebispo de Santa Fé e Presidente da Conferência dos bispos da Argentina, Dom José Maria Arancedo, por ocasião da beatificação do Padre José Gabriel del Rosario Brochero, conhecido como “Sacerdote Brochero”, realizada neste último sábado, 14.cura_brochero.jpg

Na mensagem, o Santo Padre enalteceu “o fato do ‘Sacerdote Brochero’ se encontrar finalmente entre os bem-aventurados”, sendo esta “uma grande bênção para os argentinos e para os devotos deste pastor que tinha o cheiro das ovelhas, que se fez pobre entre os pobres, que fez e continua a fazer tanto bem, como carícia de Deus ao nosso povo sofredor”.

“Gosto de imaginar hoje Brochero pastorando em sua mula com a franja branca enquanto percorria os longos caminhos áridos e desolados dos 200 quilômetros quadrados da sua paróquia, procurando de casa em casa os seus bisavós e trisavós, para pedir a eles se precisavam de alguma coisa e para convidá-los a fazer os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyola. Conheceu cada canto da sua paróquia. Ele não ficou na sacristia penteando ovelhas”, disse.

O Pontífice recordou que o “Sacerdote Brochero” era “uma visita de Jesus mesmo a cada família”. Ele levava sempre consigo a Imagem de Nossa Senhora, o livro de orações com a Palavra de Deus e o necessário para celebrar a Missa diária.

O Papa descreveu o padre como uma pessoa que “todos entendiam”, pois o que ele falava, “saia do coração, da Fé e do amor que tinha por Jesus”.

O Cardeal Angelo Amato, Prefeito das Causas dos Santos e enviado do Santo Padre, presidiu a Missa de Beatificação.

Padre José Gabriel Brochero del Rosario

Oriundo de Villa Santa Rosa, na Argentina, Padre José Gabriel Brochero del Rosario foi ordenado sacerdote no ano de 1866, atuando na Catedral de Córdoba. Mais tarde, tornou-se o prefeito de estudos na escola seminário Nossa Senhora de Loreto.

Conhecido por seu cuidado com os doentes e moribundos da epidemia de cólera que atingiu a cidade de Córdoba na época, tornou-se vigário do departamento de St. Albert, conhecido hoje como o Traslasierras Valley, em 1869.

Com as mãos, Padre José Gabriel Brochero construiu igrejas, capelas e escolas, além de abrir estradas entre as montanhas, incentivando as pessoas a se juntarem a ele na missão de evangelizar.

O processo de canonização começou em 1960. Ele foi declarado venerável pelo Papa João Paulo II em 2004.

A cerimônia de beatificação teve lugar na pequena cidade de Villa Brochero, em Córdoba, no dia 14 de setembro de 2013, durante o pontificado do Papa Francisco. (LMI)

Com informações Radio Vaticano

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas