Gaudium news > Na audiência geral, Papa pede uma pastoral sacramental sadia

Na audiência geral, Papa pede uma pastoral sacramental sadia

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 05-05-2010, Gaudium Press) A santificação no ministério presbiterial foi o tema da catequese da audiência geral de hoje presidida pelo Papa. Com a proximidade da conclusão do Ano Sacerdotal, Bento XVI vem abordando em seu ciclo de catequeses o sacerdócio e a vocação. Nesta primeira audiência geral de maio na Praça São Pedro, à qual estiveram presentes 15 mil visitantes, entre os quais grupos da Argentina, Equador e Brasil, o Papa exortou os sacerdotes a uma “sã pastoral sacramental”.

Segundo o Santo Padre, a pastoral e a administração dos sacramentos são atividades inseparáveis do ministério presbiterial. O Papa recorda a importância da promoção de “uma catequese adequada” sobre os “valores dos sacramentos” e afirma que os sacerdotes devem administrá-los em modo generoso e humilde. Como exemplo de uma “justa interpretação da pastoral sacramental”, o Papa citou mais uma vez o Santo Cura d’Ars.

O Papa convidou os sacerdotes a “voltarem ao confessionário” e a ajudarem os fiéis a “encontrar a misericórdia divina, junto à presença real na Eucaristia”. O “sacerdote é chamado a ser ministro deste grande mistério, no sacramento e na vida”, declarou o pontífice.

Também durante as tradicionais saudações, em espanhol o Papa pediu aos fiéis “a acompañar con vuestra plegaria y afecto a los sacerdotes, por medio de los cuales Cristo se hace verdaderamente presente y nos salva”. Em português, repetiu este pedido pela santificação dos sacerdotes, para “que sejam pastores segundo o coração de Deus”.

“Aproveito este momento para enviar uma saudação particular ao querido povo de Portugal, país com uma história muito ligada ao Papa, bispo de Roma. Para lá partirei na próxima terça-feira, aceitando o convite que me foi feito pelo Senhor Presidente da República e pela Conferência Episcopal Portuguesa. Sinto-me muito feliz por poder visitar as «Terras de Santa Maria», no décimo aniversário da beatificação dos Pastorinhos de Fátima, Francisco e Jacinta Marto. A todos, sem excluir ninguém, saúdo cordialmente. Até breve, em Lisboa, Fátima e Porto!”, saudou especialmente os portugueses o Papa, no contexto de sua visita ao país na próxima semana.

Entre os grupos presentes havia fiéis da Argentina – um grupo de 45 peregrinos e da paróquia de Nostra Signora de Lujan de Rio Negro; do Equador – professores e alunos da diocese de Machala ; e, do Brasil, um grupo de 145 peregrinos do Santuário de Nossa Senhora da Piedade de Botucatu.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas