Gaudium news > Papa faz apelo por mundo livre de armas nucleares

Papa faz apelo por mundo livre de armas nucleares

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 05-05-2010, Gaudium Press) “Superar os condicionamentos da história” e “tecer pacientemente a trama política e econômica da paz”. É o que deseja o Papa aos participantes da 8ª Conferência de Exame do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), que acontece na sede da ONU em Nova York. Bento XVI envia um apelo em italiano ao final de sua tradicional audiência geral.

A Conferência de revisão do TNP começou no último dia 3 e prossegue até o dia 28 de maio. O Papa, em seu apelo, pediu aos governos de todo o mundo “um progressivo desarmamento e a criação de zonas livres de armas nucleares” para “favorecer o desenvolvimento humano integral e as autênticas aspirações dos povos”. A paz “repousa na confiança e no respeito das obrigações assumidas”, afirmou.

TNP

O TNP foi firmado em 1968 para impedir o uso de materiais atômicos para fins bélicos, promover a erradicação das armas nucleares e assegurar o uso da energia nuclear apenas para fins pacíficos. Neste mês de assembleia das Nações Unidas sobre o tema, cerca representantes de diversos países e organizações examinam a sua plena implementação e universalidade. Outros temas paralelos que serão abordados são o desarmamento nuclear, o controle da exportação de urânio enriquecido e o uso pacífico das energias nucleares.

O Tratado foi ratificado por 190 países, entre os quais China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, os chamados Estados-nucleares. Juntos, esses países têm cerca de 2o mil armas nucleares. Calcula-se ainda que Índia, Israel, Paquistão e Coreia do Norte, que não são signatários do TNP, também tenham posse desses armamentos.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas