Gaudium news > Arcebispo de Buenos Aires preside cerimônia do Te Deum no bicentenário da Argentina

Arcebispo de Buenos Aires preside cerimônia do Te Deum no bicentenário da Argentina

ncbergoglio.jpg
No final da cerimônia, Dom Bergoglio distribuiu a seus assistentes uma cópia da Declaração lida em sua homilia 

Buenos Aires (Terça-feira, 25-05-2010, Gaudium Press) O arcebispo de Buenos Aires, cardeal Jorge Maria Bergoglio, presidiu hoje de manhã na Catedral Metropolitana local a cerimônia do Te Deum (A Ti, Deus) e inicialmente lembrou o caráter religioso da celebração: adorar, dar graças a Deus e pedir pela pátria.

Após a leitura de dois textos bíblicos: o Deuteronômio (29:9-14) e o Evangelho de São Mateus (5: 1-12), Dom Jorge Bergoglio afirmou que, como forma simbólica de união entre os demais bispos que também celebravam o Te Deum em suas respectivas dioceses, leria a Declaração do Episcopado elaborada no dia 10 de março em razão do bicentenário.

Na declaração, os bispos argentinos afirmam, entre outras coisas, que a celebração do bicentenário merece um clima social e espiritual diferente do que é vivido atualmente pelo país e expressam também o desejo por mudanças nas leis, para que estas passem a respeitar as necessidades do povo e deem conta da natureza da pessoa humana, da família e da sociedade.

Concluída a leitura da declaração por parte do arcebispo de Buenos Aires, ouviu-se o Coro de Cegos da arquidiocese entoando o canto do Te Deum e a oração dos fiéis. Por fim, Dom Jorge Bergoglio deu sua benção aos presentes e distribuiu a seus assistentes uma cópia da Declaração lida em sua homilia, acompanhada de um exemplar do documento episcopal “Para um Bicentenário com Justiça e Solidariedade, 2010-2016”.

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas