Gaudium news > O Papa pede “paz e legalidade” ao Congo a novo embaixador do país junto ao Vaticano

O Papa pede “paz e legalidade” ao Congo a novo embaixador do país junto ao Vaticano

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 29-04-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI recebeu hoje, em audiência privada, o novo embaixador da República Democrática do Congo junto à Santa Sé, Jean-Pierre Hamuli Mupenda, que apresentou ao Santo Padre suas credenciais. Na ocasião , o pontífice pediu “a paz e a legalidade” ao país que este ano celebra o 50º aniversário de sua independência.

Bento XVI manifestou também uma particular atenção em relação às crianças e mulheres congolesas, ambas vítimas de violências de grupos de guerrilha africanos. Nesrte sentido, o Santo Padre fez um apelo ao novo embaixador em prol da justa aplicação do Pacto de Goma de 2008 sobre a segurança, a estabilidade e o desenvolvimento da Região dos Grandes Lagos Africanos, da qual o Congo faz parte.

“Convido as autoridades pública a fazerem o possível para pôr termo à situação de guerra, que, infelizmente, ainda existe nalgumas províncias, e a dedicar-se á reconstrução humana e social da nação no respeito dos direitos humanos fundamentais”, declarou.

Fazendo um apelo à ajuda internacional, o Santo Padre ressaltou ainda a necessidade de se “empreender com determinação o caminho da reconciliação nacional”, na “paz e legalidade” depois de um tempo marcado por guerras. Segundo o pontífice, uma mudança da sociedade se pode realizar iniciando com “a educação das jovens gerações”.

Biografia
O novo embaixador congolês é o primeiro depois de anos de sede vacante nas relações suspensas entre a República do Congo e a Santa Sé. Jean-Pierre Hamuli Mupenda nasceu em Mungombe, na Província do Sul Kivu, em 1944.

Exerceu diversos cargos no Ministério das Relações Exteriores, foi também delegado para as tratativas bilaterais e internacionais com países da África, da Europa e das Américas.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas