Gaudium news > Cáritas peruana pede solidariedade às vítimas das enchentes no país

Cáritas peruana pede solidariedade às vítimas das enchentes no país

Lima (Terça-feira, 15-03-2011, Gaudium Press) A região de serra do Peru está passando momentos difíceis devidos às fortes chuvas que atingem as localidades, que já provocaram inundações e deslizamentos de terra. Diante deste cenário, a Cáritas do país lançou um apelo de solidariedade para ajuda às vítimas.

As inundações e deslizamentos de terra destruíram casas, plantações e estruturas diversas, como rodovias. Milhares de pessoas foram afetadas pelas calamidades naturais nos departamentos (estados) de Apurímac, Ayacucho, Ancash, Arequipa (Chuquibamba), Pucallpa, Loreto (Yurimaguas), Junín (Satipo), Madre de Dios (Puerto Maldonado), Cusco, Huancavelica, Huánuco e Puno.

Iriar.jpg
Dom Miguel lançou apelo para que todos os peruanos contribuam para a campanha

Segundo último balanço da Defesa Civil peruana, chega a 141.559 o número de pessoas atingidas pela catástrofe das chuvas. A presidência do Conselho dos Ministros do Peru declaro estado de emergência pelas chuvas em todo o departamento de Huancavelica e em algumas províncias dos departamentos de Apurímac e Ayacucho, informam agências.

Diante da situação, o presidente da Cáritas Peru, Dom Miguel Irizar Campos, lançou um apelo pedindo a todos os peruanos que contribuam generosamente para a recém-lançada campanha “Solidariedade com as vítimas das inundações”, de coleta de fundos que serão destinados a cerca de 2500 famílias pobres que vivem nas zonas rurais atingidas.

As ações que serão realizadas incluem assistência com ajudas humanitárias (comida, abrigo temporário, água e kits de higiene), campanhas de saúde integrais – com prioridade às crianças com menos de cinco anos e aos idosos – e desenvolvimento de atividades voltadas à reforçar a capacidade das autoridades locais e comunais de enfrentar situações de emergência por conta de eventos climáticos adversos.

Através de sua rede de Cáritas diocesanas, a Cáritas Peru está assistindo as zonas mais atingidas, implementando também projetos para as redução de riscos em Yurimaguas, Puerto Maldonado e Abancay. “Com todas estas ações – afirma uma nota da organização humanitária católica – esperamos fazer frente às necessidades mais urgentes dos nossos irmãos e ajudá-los a melhorar as suas condições de vida”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas