Gaudium news > Papa manifesta pesar e oferece ajuda à população japonesa atingida pelo tsunami

Papa manifesta pesar e oferece ajuda à população japonesa atingida pelo tsunami

2011-03-13T125837Z_2129584149_GM1E73D1MF801_RTRMADP_3_POPE.JPG
Papa pediu aos presentes que se unissem a ele em oração pelas vítimas da tragédia no Japão

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 14-03-2011, Gaudium Press) Oração, proximidade espiritual e ajuda. É o que o Papa Bento XVI garantiu ao Japão diante das consequências do grande terremoto e, principalmente, da tsunami gerada pelo forte tremor que atingiram o país na última sexta-feira e que, até o momento, já deixaram mais de 1500 mortos. Ainda há milhares de desaparecidos.

Ontem, após a cerimônia de recitação da oração mariana do Ângelus, na Praça de São Pedro, o Papa falou sobre a tragédia e anunciou que enviará cerca de 150 mil dólares em ajuda através do Pontifício Conselho “Cor Unum”, dicastério que gere as obras e atividades de caridade do pontífice.

“O Senhor está perto de nós! As imagens do trágico terremoto e do consequente tsunami no Japão nos deixou a todos muito impressionados”, disse Bento XVI, encorajando “todos que com louvável prontidão estão se empenhando para levar ajuda”. O Papa pediu a todos os fiéis para permanecerem “unidos na oração”.

Em inglês, o Papa disse: “Peço a vocês que se unam a mim em oração pelas vítimas da recente devastação que se abateu sobre o Japão. Que os feridos e os familiares das vítimas sejam confortados e que as equipes de resgate sejam fortalecidas em seus esforços em assistir o corajoso povo japonês”.

Além da doação do “Cor Unum”, a ajuda material aos japoneses virá também da própria Igreja do país. Foi anunciado pelo episcopado japonês o início de uma coleta nacional em todas as dioceses, com uma especial ênfase na de Tóquio.

Telegrama

No sábado, um dia depois da tragédia, o Papa já havia enviado um telegrama de condolências ao Japão.  Escrita em nome do pontífice pelo Cardeal secretário de Estado, Tarcisio Bertone, a carta foi dirigida ao presidente da Conferência dos Bispos Católicos do país, Dom Leo Jun Ikenaga:

“Profundamente entristecido pelos repentinos e trágicos efeitos do grande terremoto e das consequentes tsunamis que atingiram as regiões da costa nordeste do Japão, Sua Santidade o Papa Bento XVI assegura a sua proximidade a todos os que foram afetados neste momento difícil. Ele reza por aqueles que faleceram, e sobre suas famílias e amigos em dor invoca bençãos divinas de força e consolo. O Santo Padre também expressa sua fervorosa solidariedade com todos aqueles que estão levando resgate, alívio e apoio às vítimas dos desastres”.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas