Gaudium news > Bispos do Congo pedem liberdade e direitos humanos à luz das próximas eleições presidenciais

Bispos do Congo pedem liberdade e direitos humanos à luz das próximas eleições presidenciais

Kinshasa (Sexta-feira, 04-03-2011, Gaudium Press) Os bispos da Conferência Episcopal da República Democrática do Congo lançaram um apelo em vista às eleições gerais do país programadas para acontecer no dia 27 de novembro.

Na carta, os prelados pedem que ” as eleições tenham como principal objetivo a construção de um Congo realmente democrático, pacífico e solidário, através de uma política de bom governo e novas oportunidades de desenvolvimento para o povo; um país que respeite os direitos humanos e ajude os congoleses a enfrentar os desafios futuros”.

Os prelados afirmam ainda que “o período pré-eleitoral é muito importante, porque ajuda a consolidar a democracia, os direitos humanos e a liberdade do povo que deve ser respeitada”.

A Conferência Episcopal ressalta ainda a urgência de combater a corrupção e favorecer políticas “que ouçam os sofrimentos sociais de todo o país”.

Os bispos fazem votos de que a campanha eleitoral se realize no respeito pelas leis vigentes e garanta os direitos de acesso aos meios de comunicação e a liberdade de expressão, sem nenhuma discriminação.

Ao final da nota, a Conferência Episcopal do Congo pede aos políticos e à polícia para que evitem toda forma de violência e à população congolesa para que não venda sua consciência em troca de dons e não ceda à tentação do tribalismo e do regionalismo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas