Gaudium news > Colômbia segue os passos de João Paulo II 25 anos depois de sua visita ao país

Colômbia segue os passos de João Paulo II 25 anos depois de sua visita ao país

Bogotá (Sexta-feira, 04-03-2011, Gaudium Press) Foi inaugurado ontem em Bogotá, capital colombiana, o fórum “João Paulo II e sua marca na Colômbia 25 anos depois”, que comemora a visita que o Papa polonês realizou ao país sulamericano em julho de 1986.

O evento – que contou com a presença de várias personalidades colombianas, representantes do setor acadêmico, político e cultural – é uma das iniciativas que a Embaixada da Colômbia no Vaticano vem promovendo durante este ano de 2011 para destacar o legado que João Paulo II deixou após sua passagem pelo país, bem como a figura deste Servo de Deus que em maio será beatificado em Roma.

João-paulo-II-2.jpg
Fórum de abertura do evento falou sobre a marca deixada por João Paulo II no mundo trabalhista, na paz e na reconciliação

O ato de abertura do fórum, que aconteceu por volta das 9 horas da manhã, horário local, contou com a presença do presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, que, em seu discurso, após fazer uma curta recordação dos momentos mais significativos da visita do pontífice polonês em 1986, e em nome dos colombianos, destacou com emotividade: “Que amor paternal infinito recebemos de João Paulo II!”, sublinhando que o “‘Papa viajante’ da mesma forma que deixou uma marca, uma pegada na Igreja, (…) deixou na história mundial (…), deixou também uma marca indelével e amorosa na alma da Colômbia”.

O presidente Santos também fez referência à menagem que João Paulo II levou aos colombianos em 1986, ressaltando que seu ensinamento “segue sendo fonte de de inspiração (…) para todos que o escutamos e os que o relemos ao passar dos anos”.

O mandatário colombiano disse ainda que “João Paulo II, o papa peregrino, veio a Colômbia e semeou sementes de esperança no coração dos colombianos. Semeou a palavra de Deus e seus frutos se recolhem todos os dias nas boas obras de milhões de colombianos que querem fazer o bem, que querem trabalhar honestamente e que querem crescer em virtude com suas famílias. Que bom, que oportuno recordar sua visita hoje, recordar seu legado hoje, recordar suas palavras hoje!”

O fórum fez um recorrido sobre a marca que João Paulo II deixou na educação e na família, no mundo trabalhista e empresarial, na paz e na reconciliação, no cenário internacional, na virtude do homem público e na comunicação.

Entre os conferencistas, estavam César Mauricio Velásquez Ossa, embaixador da Colômbia ante a Santa Sé e promotor da inniciativa; Rodrigo Noguera Calderón, reitor da Universidade Sergio Arboleda; José Manuel Restrepo, reitor do Colégio de Estudos Superiores de Administração (CESA); Padre Carlos Nova, da Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Xaveriana; e Augusto Ramirez Ocampo, ex-ministro das Relações Exteriores da Colômbia, que exercia esta função justamente quando da visita de João Paulo II ao país.

Também participaram do fórum o Núncio Apostólico na Colômbia, Dom Aldo Cavalli, que na abertura do encontro proferiu a oração do Papa João Paulo II pela Colômbia; o arcebispo emérito de Bogotá, Cardeal Pedro Rubiano Sáenz; e a ministra de Relações Exteriores da Colômbia, Mária Ángela Holguín.

Além da Embaixada d Colômbia ante a Santa Sé, o fórum contou com o apoio da Fundação Revel e da Fundação Konrad Adenauer Stiftung.

Texto original de Sonia Trujillo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas