Gaudium news > No início da Quaresma, Papa convida católicos a viver período de forma mais decidida e coerente

No início da Quaresma, Papa convida católicos a viver período de forma mais decidida e coerente

2011-03-09T114953Z_1256680893_GM1E7391J9B01_RTRMADP_3_POPE.JPG
Conforme Bento XVI, a Quaresma é “um itinerário espiritual”

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 09-03-2011, Gaudium Press) Nesta Quarta-feira de Cinzas, início do tempo litúrgico da Quaresma, o Papa convidou os fiéis a seguir Cristo “de forma mais decidida e coerente, renovando a graça e os compromissos do nosso Batismo, para abandonar o homem velho que se encontra em nós e revestirmo-nos de Cristo, a fim de chegarmos renovados na Páscoa”. A Quaresma é o período de 40 dias nos quais o jejum e a oração se fazem mais intensos como forma de preparação opara a maior festa católica, a Páscoa. E o início deste tempo litúrgico foi também o tema da catequese da audiência geral desta manhã, que contou com a presença de 7 mil participantes.

“A cinza abençoada imposta sobre a nossa cabeça é um sinal que nos recorda a nossa condição de criaturas, que convida à penitência e a intensificar o empenho pela conversão para seguir cada vez mais o Senhor”. Este ano, quando a Igreja percorre o ano litúrgico “A”, o tema central da Quaresma é o Batismo.

A Quaresma, explicou o Papa em sua catequese, é “um itinerário espiritual, consiste em acompanhar Jesus que sobe a Jerusalém, lugar do cumprimento do seu mistério de paixão, morte e ressurreição”. Analogamente, a vida cristã é um “caminho” a ser percorrido, é também observar, e como consequência encontrar, acolher e seguir a cruz de Jesus a qual devemos tomar todos os dias”, afirmou Bento XVI.

Segundo o pontífice, os momentos particulares para um cristão são a liturgia e a oração. “Há uma palavra-chave que aparece com frequência na Liturgia para indicar isto: a palavra “hoje”, recordou o Papa. O sentido, conforme ele, é “originário e concreto, não metafórico” e se refere à morte, à ressurreição e à ascensão. “Participar da Liturgia significa, então, imergir a própria vida no mistério de Cristo” que está na base de nossa vida cristã, diz Bento XVI.

Além disso, o Papa afirma a Quaresma é um período privilegiado para a oração. “A Igreja sabe que, pela nossa fraqueza, é cansativo fazer silêncio para por-se diante de Deus, e ter consciência de nossa condição de criaturas que dependem dEle e de pecadores necessitados de seu amor; por isto, na Quaresma, se convida a uma oração mais fiel e intensa e a uma prolongada meditação sobre a Palavra de Deus”.

Hoje à tarde o Santo Padre presidirá a Santa Missa das Cinzas na Basílica de Santa Sabina em Roma. A partir da próxima segunda-feira terão início os exercícios espirituais no Vaticano para o Papa e colaboradores seus mais próximos da Cúria Romana.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas