Gaudium news > Cáritas italiana em Áquila unida para ajudar japoneses afetados por terremoto

Cáritas italiana em Áquila unida para ajudar japoneses afetados por terremoto

071818572-eb1f1ee9-8ba9-46e0-aaae-da2fc052f810.jpg
Para cardeal Bagnasco, todo italiano tem hoje o Japão muito próximo ao coração

Áquila (Terça-feira, 29-03-2011, Gaudium Press) Uma dor que “somos chamamos a aliviar com os meios que dispusermos a fazê-lo. O que for possível ser feito, através da Cáritas e em parceria com as Conferência Episcopais locais, nós o faremos”. Foi assim que foi aberta ontem a reunião do Conselho Permanente da Conferência Episcopal Italiana pelo seu presidente, o cardeal italiano Angelo Bagnasco. O purpurado se referia à população japonesa, duramente afetada pelo terremoto e pelo tsunami do começo do mês.

Para o presidente da CEI, “todo italiano tem hoje o Japão muito próximo ao próprio coração”. Uma proximidade e uma solidariedade que se tornam rapidamente reciprocidade, afirma o cardeal. Como exemplo, ele cita a Cáritas diocesana de Aquila, cidade mais devastada pelo forte terremoto que atingiu a Itália há dois anos, que irá promover amanhã uma vigília de oração e uma grande coleta em prol dos japoneses. O mesmo foi feito pela Cáritas do Japão que, em ocasião do terremoto na Itália, doou mais de 62 mil euros através para a Cáritas Italiana.

A Cáritas do Japão – que coordena as ajudas da rede eclesial – imediatamente ofereceu a sua ajuda à região de Sendai, após o terremoto e o tsunami. Foram distribuídos cobertores e comidas aos mais necessitados e armado um centro de coordenação. Mas o esforço maior será seguir de perto as pessoas que passaram por esse trauma e na fase seguinte da emergência.

“É o momento de arregaçar as mangas para trabalharmos unidos na reconstrução”, disse padre Daisuke Narui, diretor da Cáritas Japão, refere o site da CEI. “As pessoas parecem reagir bem, se encorajam e se ajudam reciprocamente, mas o choque foi fortíssimo e o medo permanece”.

Yuko Akai, responsável por um grupo de voluntários, deseja “que as pessoas de outros continentes continuem a seguir o que acontece no Japão, e que orem por nós”. Um apelo que a Cáritas italiana relança nesta fase, assim como foi feito desde os primeiros momentos seguintes ao terremoto e ao tsunami. A entidade italiana, além de realizar uma coleta de fundos, colocou à disposição também uma contribuição inicial de cem mil euros para as atividades da Cáritas no Japão.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas