Gaudium news > Nova evangelização e aculturação são principais desafios da Igreja greco-católica ucraniana, diz arcebispo ortodoxo

Nova evangelização e aculturação são principais desafios da Igreja greco-católica ucraniana, diz arcebispo ortodoxo

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 31-03-2011, Gaudium Press) Nova evangelização como resposta ao secularismo, aculturação e serviço à sociedade pós-comunista são os principais desafios enfrentados pela Igreja Greco-católica da Ucrânia. Foi o que afirmou hoje no encontro com os jornalistas em Roma o novo arcebispo-mor de Kyiv-Halyc, Sviatoslav Schevchuk. O novo chefe dos católicos orientais ucranianos se encontra em visita a Roma e ao Vaticano.

Captura_de_tela.png
Conforme o arcebispo grego-católico, evangelização deve ser o objetivo de toda a missão do bispo

O arcebispo-mor dos ucranianos católicos, de 40 anos, foi nomeado pelo Santo Padre no dia 23 de março passado e tomou posse de seu governo em Kyiv no último domingo. Durante sua visita a Roma, encontrou o Santo Padre duas vezes: ontem, depois da audiência geral, e hoje pela manhã, quando foi recebido em audiência privada no Palácio Apostólico.

O arcebispo greco-católico Schevchuk ressaltou que a evangelização deve ser o objetivo de toda missão do bispo. Entre os temas da conversa com o Santo Padre, se falou sobre a restauração do status patriarcal da arquidiocese-mor.

O grande desafio e missão dos cristãos de hoje é principalmente salvaguardar a fé e desenvolvê-la nos novos contextos culturais, observou o religioso. Neste contexto existe uma boa colaboração entre a Igreja Ortodoxa e a Igreja católica. O secularismo é um desafio também para os greco-católicos. A aculturação comporta o aspecto da tradução dos textos litúrgicos. Como os latinos hoje, os greco-católicos rezam em sua própria língua. A aculturação também é um dos mais importantes instrumentos da nova evangelização.

A Igreja greco-católica na Ucrânia é a maior entre as Igrejas orientais “sui iuris” com o rito bizantino e em plena comunhão com Roma. Hoje é uma Igreja com 5,5 milhões de fiéis difundidos em todo o mundo, na Europa (Ucrania, Polônia, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália), América do Sul (Brasil e Argentina), América do Norte (Canadá e EUA) e Austrália.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas