Gaudium news > Arquidiocese de Cali, na Colômbia, celebra o “Ano do Credo” em 2011

Arquidiocese de Cali, na Colômbia, celebra o “Ano do Credo” em 2011

Santiago de Cali (Quinta-feira, 06-01-2011, Gaudium Press) Após celebrar em 2010 o ano do centenário de sua criação, a arquidiocese de Cali, na Colômbia, se prepara, em 2011, para celebrar o “Ano do Credo”. A convocatória para esta iniciativa foi feita recentemente pelo arcebispo coadjutor da diocese colombiana, Dom Darío de Jesús Monsalve.

Dom dario Monsalve.jpg
Dom Darío de Jesús Monsalve

“Para iniciar o segundo centenário unidos ao arcebispo titular e ao bispo auxiliar, convoco ao povo de Deus que peregrina em nossa jurisdição, em especial aos sacerdotes, diáconos, religiosas, seminaristas, matrimônios sacramentais e evangelizadores leigos em geral, para fazer do ano de 2011 o “Ano do Credo”, diz o convite do prelado.

De acordo com Dom Monsalve o “Ano do Credo” será um ato no qual a Igreja manifestará a sua fé. “Trata-se do ato pessoal de fé, segundo o Símbolo dos Apóstolos ‘creio’ e do ato comunitário de fé, segundo o Credo de Nicea Constantinopla ‘cremos'”, explica o arcebispo.

Sobre isso, o prelado recorda que a fé, a esperança e a caridade se convertem em uma dimensão que faz “olhar o invisível mais além do invisível, esperar sempre contra toda esperança, e amar contra todo o ódio e exclusão”. Para o arcebispo, “crer, esperar, amar: tudo isso é que nos dá identidade, sentido de pertença e compromisso social. Aqui é a raiz de nossa capacidade de adorar a Deus, de servir ao próximo e de antecipar a eternidade”, sublinhou.

Promover e difundir o credo

A proposta do “Ano do Credo”, segundo o arcebispo, é que todas as paróquias, associações de fiéis, movimentos apostólicos, congregações religiosas e demais instituições católicas promovam e difundam o Credo em duas versões: “a breve, batismal, e a ampliada ou comprida, estabelecida nos dois primeiros conselhos ecumênicos”, acrescentou.

Da mesma forma, e de maneira especial – como dá a entender Dom Monsalve – a finalidade da iniciativa é aprofundar e expressar “o símbolo da fé como signo de identificação de comunhão entre os crentes e, deste modo, motivar o conhecimento, a recepção e a recitação orante do Credo, tanto em âmbito pessoal como familiar, de pequena comunidade, de grupo apostólico, ou de Assembleia Paroquial”.

O “Ano do Credo” marcará também o começo do 2º Centenário da arquidiocese de Cali. “Será assim o início do nosso 2º Centenário, que esperamos abrir e impulsionar na década de 2011 à 2020, com a graça e benção do Senhor, Dono nosso”, declarou o prelado.

O Credo

O credo é a oração dos católicos na qual se falam as verdades da fé católica. Ele se divide em três partes principais: a primeira, que fala de Deus pai e sua obra criadora; a segunda, sobre Jesus como Deus Filho e redentor dos homens; e a terceira, sobre Deus Espírito Santo e o chamado de toda À santificação

Com informações da arquidiocese de Cali.

Texto original: Sonia Trujillo

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas