Gaudium news > Caracas é sede de 1º Simpósio Internacional de Missionologia

Caracas é sede de 1º Simpósio Internacional de Missionologia

Caracas (Quinta-feira, 27-01-2011, Gaudium Press) Com o tema “Secularização presente e futuro desafio para a missão”, termina nesta quinta-feira, em Caracas, na Venezuela, o 1º Congresso Internacional de Missionologia. O encontro que começou na segunda-feira é uma promoção das Pontifícias Obras Missionárias (POM) e da Conferência Episcopal Venezuela (CEV), e conta com o apoio do Conselho Episcopal Latinoamericano (CELAM), a partir do Departamento de Missão e Espiritualidade.

fotoint14d3e354415f56_24012011_928pm.JPG
Simpósio serve como preparação para o 9º Congresso Missionário Latinoamericano (COMLA), e o 4º Congresso Americano Missionário (CAM)/ foto: Celam

O Simpósio faz parte do processo preparatório para o 9º Congresso Missionário Latinoamericano (COMLA), e o 4º Congresso Americano Missionário (CAM), que será realizado em Maracaibo, na Venezuela, em 2013. O objetivo “é ser parte de todo um processo de caminhada a partir do primeiro COMLA, que começou no México, e já depois de quatro congressos americanos missionários, do qual também participam Canadá e Estados Unidos (…) É um processo que vem também responder à procura da essência da vida da Igreja, de sua mística e sua ação missionária no continente”, afirmou o Padre Carlos Rockembach, secretário executivo do Departamento de Missão e Espiritualidade do Celam.

O evento reúne mais de 50 pessoas, entre os quais diretores nacionais das POM, seus representantes e delegados do CELAM, que prestam um serviço integrando as ações missionárias do continente. “O CELAM se põe a disposição do CAM e COMLA para ajudar em tudo o que for necessário e tudo o que está dentro de nossas possibilidades (…) O CELAM é essa força integradora de todas as forças missionárias atuantes e presentes na América Latina e no Caribe”, acrescenta o padre.

O sacerdote também faz referência à Missão Continental e ao estado de missão permanente a que foram chamados os países da América Latina na “V Conferência Geral do Episcopado Latinoamericano” em Aparecida. “Há países onde faz parte de todo o cotidiano a palavra, a mística, e a ação missionária. Estão, assim, trabalhando muito e dependem também dos bispos, dos sacerdotes e da liderança das comunidades”.

Entre os encontros acadêmicos que vêm se desenrolando durante o Simpósio, estão conferências com temas como “Visão Histórica da Secularização”, “A conversão pastoral”, “A vivência e a transmissão do Cristianismo quando não há transmissão ambiental”. Há também espaços de reflexão em torno especificamente da Missão Continental.

Hoje, último dia do Simpósio, serão apresentados os desafios e as expectativas que o encontro oferece para o 4º CAM e o 9º COMLA. Uma celebração eucarística encerrará as atividades.

Os Congressos Missionários Latinoamericanos se realizam a cada quatro anos.

Texto original de Sonia Trujillo.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas