Gaudium news > Comunidade de Santo Egídio e Província de Roma oferecem 384 mil dólares para combater violência latinoamericana

Comunidade de Santo Egídio e Província de Roma oferecem 384 mil dólares para combater violência latinoamericana

Roma (Quinta-feira, 27-01-2011, Gaudium Press) “Por um mundo sem violência” é o lema da segunda edição do programa de combate à violência na América Central e Latina para os anos 2011-2013. O projeto, realizado em colaboração entre a Província de Roma e a comunidade de Santo Egídio, compreenderá, desta vez, 384 mil dólares em financiamento a programas para sete países latino e centro-americanos: Equador, El Salvador, Colômbia, Cuba, Haiti, Honduras e Nicarágua.

Igreja-destruida-no-Haiti.jpg
O Haiti, devastado por um terremoto em janeiro de 2010, também recebeu ajuda da comunidade Santo Egídio

O projeto nasceu em 2007 e até agora envolveu mais de 5 mil crianças e 900 jovens nas nações com alta taxa de violência ou em situações de risco. O financiamento prevê o apoio ao estudo para os menores em risco, a inserção de rapazes em um programa de educação formal, apoio afetivo e psicológico e um trabalho que eduque à solidariedade e à paz.

“Roma não pode renunciar a uma visão universal que fale ao mundo. Financiar este projeto quer dizer ajudar quem, como a comunidade de Santo Egídio, é engajado cotidianamente em combater a violência e a deterioração social e a construir um mundo diferente, de paz e de solidariedade”, explicou Antonio Rosati, assessor provincial das Políticas financeiras e de balanço da Província de Roma.

A iniciativa visa a ser uma resposta às gangues de jovens que nascem nas periferias de muitas cidades latino-americanas e “que são efeito de um capitalismo ainda muito jovem e de dificuldades que criam uma atmosfera do materialismo desesperado, dizem os organizadores”. A comunidade de Santo Egídio iniciou diversos projetos de apoio a países da América Central e do Sul anos atrás. Os recentes desastres naturais como o terremoto no Haiti e as inundações em El Salvador envolveram tantos jovens em uma “revolta do bem”.

Santo Egídio oferecerá cerca de 97 mil dólares, enquanto a Província de Roma cerca de 287 mil dólares para financiar o projeto nos anos 2011-2013.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas