Gaudium news > Papa diz a embaixador croata que está na “moda” amnésia da Europa sobre suas raízes cristãs

Papa diz a embaixador croata que está na “moda” amnésia da Europa sobre suas raízes cristãs

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 11-04-2011, Gaudium Press) O Papa Bento XVI recebeu nesta segunda-feira no Vaticano o novo embaixador da Croácia junto à Santa Sé. Filip Vucak foi apresentar suas cartas credenciais ao Santo Padre, antes de inciar seu trabalho como represente croata no Vaticano. que discursou em seguida sobre o cristianismo na Europa.

O Papa ponderou sobre o que chamou de espécie de “amnésia coletiva” que pretenderia negar a evidência histórica das raízes cristãs da Europa. E expressou ao embaixador sua satisfação e alegria pela visita apostólica que fará à Croácia, em junho.

Segundo Bento XVI, vinte anos depois de sua independência, a Croácia vem acelerando seu passo rumo à integração na União Europeia. O Papa encorajou a população croata a não renunciar à própria cultura e à própria vida religiosa.

“Seria ilusório, afirmou o Papa, querer desconhecer a própria identidade para abraçar uma outra nascida em circunstâncias tão diferentes” em respeito àquelas que deram origem à Croácia. Entrando na União Europeia, o seu país não aderirá somente a uma sistema econômico e político com as suas vantagens e limites. Ao mesmo tempo, poderá dar uma contribuição própria”.

O Papa criticou duramente aqueles que contestam “com estupefata regularidade” as raízes cristãs religiosas europeias.

“Está na moda agora ter amnésia e negar as evidências históricas. Afirmar que a Europa não tem raízes cristãs equivale a pretender que um homem pode viver sem oxigênio e nutrientes”. Ainda, exorta a que a Croácia não tenha vergonha de reclamar e apoiar a verdade, rejeitando, se necessário, o que é contrário a essa”. Bento XVI também se disse convencido de que a Croácia saberá defender a própria identidade com convicção e orgulho, evitando obstáculos que, “sob o pretexto de uma liberdade religiosa mal compreendida, são contrários ao direito natural, à família e à moral”.

O Papa exprimiu as suas satisfações pelo papel da Croácia em promover a paz na região, com referência particular à Bósnia-Herzegovna. E disse “encorajar o prosseguimento desse caminho para consolidar a paz no respeito de cada um”. Bento XVI também ressaltou a importância de sua viagem apostólica ao país em junho, sua primeira à Croácia como pontífice.

“É isto que desejo celebrar com o vosso povo,” afirmou o pontífice ao embaixador. “Junto apesar das inumeráveis diferenças humanas, junto com essas próprias diferenças”. E junto a Cristo, “que há séculos acompanha o povo croata com bondade e misericórdia”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas