Gaudium news > Assembleia Plenária anual da Pontifícia Comissão para América Latina tem início hoje no Vaticano

Assembleia Plenária anual da Pontifícia Comissão para América Latina tem início hoje no Vaticano

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 05-04-2011, Gaudium Press) Começa hoje, 05, no Vaticano a Assembleia Plenária anual da Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL), que este ano terá debates em torno do tema a “Incidência da piedade popular no processo de evangelização da América Latina”. Com informações da Rádio Vaticana.

Durante os quatro dias de evento, os presentes terão como intuito elaborar recomendações pastorais, visando à proteção e à purificação da devoção coletiva, no Contexto da Missão Continental. A intenção é que os participantes revalorizem a piedade popular como instrumento eficaz de encontro pessoal e comunitário com Cristo.

O evento, que segue até a próxima sexta-feira, 08, deve contar com a participação de membros. consultores, bispos convidados e responsáveis da pastoral de piedade popular e de santuários. Pelo Brasil, estarão presentes o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), arcebispo de Mariana (MG), Dom Geraldo Lyrio Rocha, e os arcebispos de São Paulo e Aparecida, cardeal Dom Odilo Pedro Scherer e cardeal Dom Raymundo Damasceno Assis, respectivamente.

view.jpeg
Conforme Dom Octavio, comissão serve para reforçar os vínculos de comunhão entre a Santa Sé, o Celam e os bispos da América Latina e Caribe

Pontifícia Comissão para a América Latina
O atual vice-presidente da Pontifícia Comissão para a a América Latina, Dom Octavio Ruiz, define a comissão como um organismo que serve para reforçar os grandes vínculos de comunhão que existem entre a Santa Sé, o Conselho Episcopal Latino-americano (Celam) e as diferentes Conferências Episcopais da América Latina e Caribe.

Dom Octavio lembra ainda que, conforme artigo 83, da Constituição “Pastor Bonus”, documento reformador das atribuições da Comissão em 1987, “é função da Comissão conselhar e ajudar as Igrejas particulares na América Latina, além de estudar as questões que se referem à vida e ao progresso destas Igrejas (…)Também corresponde favorecer as relações entre as instituições eclesiásticas internacionais e nacionais que trabalham em favor das regiões da América Latina”.

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas