Gaudium news > Cristãos japoneses fazem parte da heroica força-tarefa para conter a radiação na usina de Fukushima

Cristãos japoneses fazem parte da heroica força-tarefa para conter a radiação na usina de Fukushima

Sendai (Quarta-feira, 06-05-2011, Gaudium Press) “Na tragédia que estamos vivendo e que cria grande preocupação em todos, há cristãos que estão trabalhando como voluntários na central”, declarou à Agência Fides Dom Martin Tetsuo Hiraga, bispo de Sendai, em cuja jurisdição eclesiástica se encontra a central nuclear objeto da atenção do mundo nos últimos dias. Dom Tetsuo Hiraga refere-se a 10 cristãos que integram o grupo de 180 voluntários anônimos que, em turnos de 50, entram na planta de energia nuclear para levar a cabo as operações de emergência.

hiraga.jpg
Dom Martin Tetsuo Hiraga, bispo de Sendai, no Japão

Após ressaltar o testemunho dos valores do Evangelho que estes voluntários cristãos dão, o bispo de Sendai assinalou que “o estão fazendo na solidariedade, na dedicação ao próximo, no espírito de abnegação. Em Fukushima, os trabalhadores estão arriscando suas vidas para salvar a população japonesa e para evitar uma catástrofe nuclear”.

O risco a que estão expostos os trabalhadores voluntários da central de Fukushima já causou da danos à saúde de alguns. Nos últimos dias, três homens que trabalham próximo ao reator número 3 da central foram hospitalizados por causa da contaminação radioativa.

Segundo assinalaram fontes locais à agência Fides, o líder da equipe que dirige os trabalhos na central é cristão, enquanto outros cinco cristãos membros de uma comunidade batista estão trabalhando no processo de esfriamento dos reatores 1 e 2.

Os “heróis de Fukushima” cristãos – como já começam a ser conhecidos esses trabalhadores – convocaram o acompanhamento espiritual de seus irmãos de fé no mundo inteiro e pediram orações “para confiar suas vidas às mãos de Deus, tendo plena consciência de estar dando sua vida pelos demais, na fé e na oração”, disse o prelado.

O difícil destino dos voluntários pode ser visto com especial dramaticidade em algumas das correspondências trocadas com familiares: “Por favor, trate de estar bem, pelo menos você – disse um a sua esposa -; “eu não posso voltar para casa por enquanto”. Em sua conta no Twitter, a filha de um dos voluntários escreveu: “O que está dentro de Fukushima é um combatente, está se sacrificando para te proteger”. No entanto, não pôde evitar, depois: “Por favor, papai, volte vivo para casa”.

Solidariedade da Igreja

A Santa Sé anunciou que vai destinar às vítimas do terremoto e da tsunami no Japão a coleta efetuada na missa In Coena Domini, que o Papa celebrará na próxima Quinta-feira Santa, 21 de abril. Segundo foi expressado a partir do Pontifício Conselho “Cor Unum” também à Agência Fides, o nobre gesto do Papa “quer também ter um valor paradigmático e animar outras igrejas de todo o mundo a seguir seu exemplo, dada a emergência no Japão”.

“Damos as graças ao Santo Padre, de coração, por este sinal máximo de atenção para com a população japonesa afetada pelo terremoto e tsunami. Aceitaremos este presente com grande alegria. A Igreja e a Cáritas Japão estão trabalhando muito pelas vítimas. Agora acabam de chegar à Diocese de Sendai, a mais afetada, os primeiros 150 mil dólares das ajudas enviadas pelo Pontifício Conselho “Cor Unum”. Serão utilizadas para ajudar as pessoas em necessidade, para reparar as igrejas e reconstruir os lares”, declarou, por sua vez, Dom Hiraga.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas