Gaudium news > Exéquias de Dom Luigi Padovese levam centenas de sacerdotes a Milão

Exéquias de Dom Luigi Padovese levam centenas de sacerdotes a Milão

Dom-Padovese.jpg
Dom Padovese foi morto no último dia 3 de junho

Milão (Quarta-feira, 16-06-2010, Gaudium Press) Mais de cinco mil fiéis, 350 sacerdotes e religiosos e 50 bispos estiveram presentes na última segunda-feira, 14, em Milão, para as exéquias do presidente da Conferência Episcopal Turca e vicário apostólico de Anatolia, Dom Luigi Padovese, que foi morto no último dia 3 de junho, solenidade de Corpus Christi, na Turquia, por seu motorista. A cerimônia foi presidida pelo arcebispo de Milão, Cardeal Dioggini Tettamanzi, que oficializou os funerais do prelado.

Durante a cerimônia, o núncio apostólico na Itália, Dom Giuseppe Bertello, leu uma mensagem enviada pelo Papa Bento XVI, na qual o Santo Padre expressava seu pesar pela morte do prelado, elogiando-o. “Estou unido a todos os presentes, encomendando a alma nobre deste amado pastor à infinita misericórdia de Deus, dando graças por seu generoso testemunho do Evangelho e por seu firme compromisso no diálogo e na reconciliação, que caracterizaram toda a sua vida sacerdotal e seu ministério episcopal”, disse.

O arcebispo de Milão, que presidia a cerimônia, também expressou o que sentia respeito da figura de Dom Luigi Padovese. Era um “bispo bondoso e paciente, verdadeiro construtor da reconciliação e paz, que fez uma aliança com seu sangue, oferecendo tudo a si mesmo, pelo anúncio do Evangelho e pela vida daqueles que haviam sido confiados a ele”, declarou.

O novo administrador apostólico de Anatólia e arcebispo de Esmirna, Turquia, Dom Ruggero Franceschini, também dirigiu algumas palavras e exortou os presentes a não deixarem a Igreja da Turquia só: “Aos que se ocupam da formação, digo: tenham sempre uma janela aberta sobre esta terra e sobre a dor da Igreja que a habita. Sejam a voz daqueles que não têm sequer a liberdade de gritar sua própria pena, sejam a verdade e a justiça por cima de qualquer proveito humano. E façam o mesmo com os que se ocupam de política ou de economia”.

Estiveram presentes nas exéquias a família de Dom Luigi, composta pelo irmão, cunhada e sobrinhos, uma delegação de uma comunidade turca, e representando o pontífice, o ex-núncio apostólico na Turquia, Dom Edmondo Farhat e o presidente da Caritas italiana, Giuseppe Merisi. Dom Padovese era também responsável pela Cáritas turca.

 

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas