Gaudium news > Papa agradece a colaboração da Igreja Ortodoxa e convida para o Sínodo do Oriente Médio

Papa agradece a colaboração da Igreja Ortodoxa e convida para o Sínodo do Oriente Médio

Cidade do Vaticano (Segunda feira, 28-06-2010, Gaudium Press) O Papa Bento XVI dirigiu uma mensagem especial à delegação ortodoxa que se encontra em Roma para a sua peregrinação anual e as comemorações das festas de São Pedro e São Paulo. “Agradeço ao Senhor o fato de que as relações entre nós sejam caracterizadas por sentimentos de confiança mútua, amor e fraternidade”, disse o Santo Padre.

Papa na Igreja cipriota.JPG
Relação com a Igreja Ortodoxa alcançou o ápice com a visita do Papa Bento XVI ao Chipre

Segundo o pontífice “o diálogo católico-ortodoxo continuará a fazer progressos significativos”. Segundo o Papa, essa relação atingiu seu ápice com a visita que o Santo Padre fez ao Chipre, quando, durante sua passagem por Paphos, falou-se sobre “O papel do Bispo de Roma na comunhão da Igreja no primeiro milênio”. Este mesmo tema voltará a ser discutido na próxima sessão plenária da Comissão Mista Internacional para o Diálogo Teológico entre a Igreja Católica e a Igreja Ortodoxa, marcada para setembro em Viena.

Ainda segundo o Papa, as dificuldades experimentadas pelos cristãos do Oriente Médio “são em grande medida, comum a todos: viver como uma minoria e almejar a liberdade religiosa e a paz”, em uma referência aos temas do próximo Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio.

Para o Papa Bento XVI o diálogo permanente com as comunidades islâmica e judaica é importante. “Para mim será uma alegria receber o grupo que será enviado pelo Patriarca de Constantinopla para participar dos trabalhos da Assembleia Sinodal”, acrescentou.

A delegação ortodoxa participa nesta segunda-feira à noite, na Basílica de São Paulo fora dos Muros, e amanhã, na Basílica Vaticana, das Vésperas e da Santa Missa, respectivamente.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas