Gaudium news > Prefeito do Tribunal da Assinatura Apostólica explica porque não pode haver coroinhas mulheres nas missas em latim

Prefeito do Tribunal da Assinatura Apostólica explica porque não pode haver coroinhas mulheres nas missas em latim

Dom Raymond Burke180808.jpg
Dom Raymond falou ainda sobre a proibição para que leigos distribuam a comunhão.

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 12-08-2010, Gaudium Press) O prefeito do Tribunal da Assinatura Apostólica, Dom Raymond Leo Burke, falou hoje à edição alemã do jornal vaticano L’Osservatore Romano sobre a presença de coroinhas mulheres nas missas de rito em latim. O assunto veio à tona à luz da tradicional peregrinação de coroinhas de toda a Europa a Roma, realizada na semana passada.

Na mesma entrevista, Dom Raymond abordou também a proibição a que leigos distribuam a comunhão na liturgia de Pio V, revitalizada por Bento XVI com o motu proprio “Summorum Pontificum” de 2007.

Segundo o religioso, os princípios são dois. O primeiro é a obrigação de “respeitar atentamente” as normas litúrgicas em vigor em 1962. O segundo, por sua vez, é que a mesma disciplina deve ser aplicada ao rito romano “somente se tal disciplina toca um direito dos crentes, deriva diretamente do sacramento do batismo e serve à salvação de suas almas”.

Assim, conforme explica o prefeito “não pertencem aos direitos fundamentais do batizado nem o serviço ao altar feito por pessoas do sexo feminino nem o uso de leigos para as leituras ou para a distribuição extraordinária da comunhão”. As novas normas como aquelas das coroinhas são aplicadas somente nas missas pós-conciliares.

 

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas