Gaudium news > Arcebispo de Toronto patrocina família de refugiados cristãos iraquianos

Arcebispo de Toronto patrocina família de refugiados cristãos iraquianos

Dom Tomas Colllins Chrism_Mass_-_Toronto-20_fs.jpg
Arcebispo de Toronto, Dom Thomas Collins

Toronto (Quarta-feira, 18-08-2010, Gaudium Press) O arcebispo de Toronto, Dom Thomas Collins, está a frente de uma inédita campanha no Canadá de ajuda eclesial a refugiados. Para Dom Collins, o destino de cristãos iraquianos presos na Síria, Jordânia e Líbano não é apenas mais um caso. Para ele, a situação é pessoal.

Segundo informa a agência Catholic News, o arcebispo escreveu para bispos de todo o Canadá falando sobre o destino de refugiados iraquianos cristãos, e lhes pedindo que encorajassem o patrocínio a esses cristãos em suas dioceses. Ele também está, pessoalmente, ajudando financeiramente uma família de refugiados.

“Ajudar refugiados é importante em um mundo em que tantas pessoas estão sofrendo, e eu quero pessoalmente dar assistência nisso”, declarou o prelado ao semanário canadense “The Catholic Register”, conforme reportou a Catholic News.

Contudo, o arcebispo Collins, como qualquer outra pessoa, terá de esperar um pouco até conhecer a família escolhida para ele pelo Escritório arquidiocesano para Refugiados.

O arcebispo criou o Escritório para Refugiados pouco tempo depois de se tornar arcebispo de Toronto. Ano passado, ele criou uma meta para dobrar o número de refugiados patrocinados por paróquias e comunidades religiosas na arquidiocese.

Segundo o diretor executivo do escritório de refugiados, Martin Mark, apesar da burocracia, os tempos de espera para iraquianos estão entre os mais curtos para o patrocínio privado de refugiados. “Neste momento, vários cristãos estão sofrendo por causa de sua fé, e nós precisamos de uma maneira em particular ir até eles”, declarou o diretor.

Mark passou todo o mês de julho na Síria, Líbano e Jordânia, entrevistando famílias refugiadas e escolhendo 200 pessoas para futuros patrocínios através do Escritório para Refugiados. Ele está também em negociação também com os setores de Cidadania e Imigração do Canadá para criar formas de acelerar os processos de patrocínio.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas