Gaudium news > Padre Lombardi volta a negar cobrança de “entrada” para cerimônias com o Papa na Inglaterra

Padre Lombardi volta a negar cobrança de “entrada” para cerimônias com o Papa na Inglaterra

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 20-08-2010, Gaudium Press) O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé e porta-voz do Vaticano, Padre Federico Lombardi, voltou a reiterar nesta sexta-feira em uma coletiva na Sala de Imprensa sobre os detalhes da viagem papal ao Reino Unido que não serão cobrados “ingressos” para os eventos com Bento XVI.

Padre Federico Lombardi, reiterou, como já afirmara o coordenador da visita de Bento XVI ao Reino Unido, Mons. Summersgill, que não se cobra entrada para a Santa Missa presidida pelo Santo Padre durante a sua viagem à Inglaterra, mas que é uma forma de as autoridades locais repassarem custos com segurança. Ele ressaltou que a iniciativa não foi do Vaticano, que são “modalidades organizativas analisadas pela Igreja local, mas tendo em conta os vínculos de caráter organizativo impostos pelas autoridades civis”.

PadreLombardi.jpg
Segundo Padre Lombardi, esforços convidativos da visita ficam por conta de quem convida

“Devemos recordar que o Papa vai a um país porque é convidado, e é convidado pelas autoridades do Estado – pela rainha e o governo – e é convidado pela Igreja local. De forma que os custos, os esforços organizativos da visita correm por conta, naturalmente, de quem convida. Não é o Papa que auto-organiza uma viagem à Inglaterra”, declarou o porta-voz.

Padre Lombardi explicou que no três lugares onde haverá eventos públicos com o Papa as pessoas não podem andar “livremente”, tendo se se deslocar com meios de transporte organizados, além de ser necessário que todos os lugares tenham um número estrito e preciso de participantes. “Este não é o modo habitual com o qual as pessoas participam dos eventos durante as viagens do Papa. Então, isto é levado em consideração, e isto é imposto pelas exigências de segurança apresentadas pelas autoridades civis”.

“As autoridades eclesiásticas, por sua vez, deverão organizar os grupos de fiéis que poderiam ir juntos com meios de transporte organizados, dando um ‘passe’, um ingresso específico a cada fiel que participa, e isto vem como parte de um pequeno ‘kit’ de serviço – pastoral e logístico – e é por isso que se pede uma ‘contribuição’ (voluntária) a cada grupo que se organiza para participar”, concluiu Padre Lombardi.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas